Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Detidos cinco responsáveis pela segurança da barragem

29 jan, 2019 - 10:05 • Redação

Mar de lama provocou a morte de 65 pessoas e ainda há 279 dadas como desaparecidas.

A+ / A-

Foram detidos, esta terça-feira, cinco profissionais que atestaram a segurança da barragem do Brumadinho, estrutura que colapsou na passada sexta-feira no estado de Minas Gerais, no Brasil.

Segundo o site da Globo, os mandados de prisão para três funcionários e dois engenheiros foram emitidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais no domingo.

Dois engenheiros que prestavam serviço para a mineradora Vale foram presos em São Paulo. Em Minas, foram presos funcionários da Vale.

Os cinco homens podem ficar detidos por um máximo de 30 dias até serem formalmente acusados e a data de início do julgamento ser marcada.

Segundo o último balanço das autoridades, numa conferência de imprensa esta tarde, 65 pessoas morreram na sequência da rutura da barragem de Brumadinho. Há 288 desaparecidos e outras 390 pessoas já foram resgatadas com vida.

A empresa mineira Vale vai doar 100 mil reais, cerca de 23 mil euros, a quem perdeu familiares na derrocada da barragem em Brumadinho.

Na sequência da tragédia, o Governo de Jair Bolsonaro decidiu exigir imediata atualização de planos de segurança de barragens em todo o país.

A barragem do Brumadinho é gerida pela empresa Vale, que já viu as suas contas congeladas pelo Estado brasileiro para cobrir os custos da operação de resgate.

[Atualizado às 15h]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+