Tempo
|
A+ / A-

Bispo do Porto diz que proximidade a África influenciou a escolha de Lisboa

27 jan, 2019 - 15:00 • Cristina Branco com Redação

D. Manuel Linda reagiu ao anúncio do Papa de que Lisboa será a cidade anfitriã da Jornada Mundial da Juventude de 2022.

A+ / A-

Veja também:



"É uma alegria indiscritível imensa". É desta forma que o bispo do Porto, D. Manuel Linda, reage à escolha de Lisboa como a próxima cidade a acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2022.

Nos próximos três anos, diz D. Manuel Linda, a igreja portuguesa terá de se "dedicar muito mais à pastoral juvenil". "Precisamos de afinar a nossa linguagem pela linguagem que eles entendam", afirma em entrevista à Renascença.

É expectável que centenas de milhares de jovens se desloquem em Portugal por ocasião da JMJ. "O nome de Portugal será o mais falado naquele contexto por todo o mundo e durante muito tempo, antes e depois", diz D. Manuel Linda, alertando que "temos de saber acolher".

Quanto às razões que levaram ao Papa Francisco a escolher Portugal como país anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude, o bispo do Porto considera que se deve à proximidade a África, a nível geográfico e sentimental. "Nós soubemos contactar com os africanos, e salvo algumas épocas um bocado mais difíceis, como foi a guerra colonial, a nossa relação com África foi relativamente pacífica. E portanto, se soubemos ao longo do tempo conviver, agora saberemos acolher", remata.

Cardeal Patriarca. Escolha de Lisboa para organizar JMJ em 2022 é "uma excelente notícia"
Cardeal Patriarca. Escolha de Lisboa para organizar JMJ em 2022 é "uma excelente notícia"
Papa escolhe Lisboa para acolher próxima Jornada. Uma "vitória de Portugal", diz Marcelo
Papa escolhe Lisboa para acolher próxima Jornada. Uma "vitória de Portugal", diz Marcelo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+