Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Mineiros começam a descer túnel para resgatar Julen

24 jan, 2019 - 07:39 • Redação

Criança caiu num poço há 11 dias e tudo indica que estará a 73 metros de profundidade.

A+ / A-

Está concluído e entubado o túnel vertical de 60 metros que foi perfurado para resgatar Julen, o menino de dois anos que caiu num poço a 13 de janeiro, em Totalán (Málaga). A operação ficou concluída durante a madrugada desta quarta-feira.

Agora, entram em ação os mineiros que vão descer o túnel numa cápsula concebida especificamente para o resgate. O objetivo é tentar escavar manualmente uma galeria de quatro metros que ligue o túnel ao poço onde está o menino.

Uma operação complexa e demorada que contará com o apoio logístico dos bombeiros para assegurar a ventilação e a segurança da operação.

Julen Jimenéz caiu naquele poço de Totalán há 11 dias e tudo indica que estará a 73 metros de profundidade.

Entretanto, no campo judicial, o tribunal de instrução n.º 9 de Málaga já iniciou um processo para averiguar as circunstâncias exatas em que Julen caiu no poço, situado em terrenos privados dos arredores de Totalán.

A Guarda Civil já recolheu todas as informações e depoimentos, incluindo dos pais do menino, do dono do terreno e da pessoa que terá aberto o poço, em dezembro.

Os pais da criança continuam no local e têm recebido apoio da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017, devido a um problema cardíaco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    24 jan, 2019 évora 12:05
    Tudo indica que estão a copiar a situação ocorrida em Itália faz muitos anos a esta parte e deu em insucesso . Hoje , existem bombas ventiladoras e no reverso aspiradoras podiam bem ter logo nesse dia feito baixar um tubo de 20 cm com o efeito de aspirar os detritos em tampão que caíram aquando a suposta queda , estariam soltos e fáceis de aspirar e por último trazer a criança na superfície igualmente sugada pela depressão do aspirador , tudo doseado é claro e filmado ou através de um cabo aço com pinça no extremo . Tudo indica que a criança ficou soterrada entre um já prévio abatimento ou entupimento do poço e os detritos deslocados aquando a queda . Andaram a perder este tempo todo quando a solução aqui apresentada tinha dado logo efeito imediato .

Destaques V+