Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Coletes amarelos” concorrem às eleições europeias

24 jan, 2019 - 07:21 • Redação com Lusa

Os cidadãos passarão a ser “atores da nova construção europeia”, justifica o texto da lista que se intitula Reunião de Iniciativa Cidadã.

A+ / A-

“Reunião de Iniciativa Cidadã” (RIC) é o nome da lista que o movimento francês “coletes amarelos” apresentou para concorrer às eleições de maio para o Parlamento Europeu (PE).

A lista é liderada por Ingrid Levavasseur, uma auxiliar de enfermagem de 31 anos, e os primeiros dez candidatos têm idades entre os 29 e os 53 anos - entre eles figuram uma doméstica, um vendedor, um contabilista, um jurista e um conselheiro municipal.

“O movimento social nascido no nosso país a 17 de novembro reflete a necessidade de transformar a raiva num projeto político humano”, afirma Levavasseur num comunicado.

O texto explica que a lista tem como objetivo dar “respostas aos franceses que apoiam” os ‘coletes amarelos’ e os eurodeputados que eleger terão como principal missão servir de “porta-vozes dos cidadãos, que serão consultados ao longo de todo o seu mandato”.

Com esse vínculo ao PE, os cidadãos passarão a ser “atores da nova construção europeia”.

“Queremos deixar de sofrer as decisões das instâncias europeias e os ‘diktats’ das castas de financeiros e tecnocratas que se esqueceram do principal: o humano, a solidariedade, o planeta”, lê-se.

A lista intitula-se Reunião de Iniciativa Cidadã, cujas iniciais, RIC, coincidem com as de uma das principais exigências políticas do movimento de contestação, um referendo de iniciativa cidadã.

O designado movimento dos ‘coletes amarelos’ surgiu em França, onde desde 17 de novembro milhares de pessoas se têm manifestado todos os sábados envergando coletes refletores de segurança rodoviária. Algumas dessas manifestações degeneraram em violência, com automóveis e contentores de lixo incendiados e confrontos com as forças policiais, que fizeram pelo menos dez mortos e centenas de feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    24 jan, 2019 Lisboa 17:49
    O mal é que esta lista só representa , uma parte e pequena , do Movimento dos Coletes amarelos, e não tem mandato , para se apresentar , em nome de todo o movimento.

Destaques V+