Tempo
|
A+ / A-

Papa finta protocolo à chegada ao Panamá para saudar multidão

23 jan, 2019 - 22:14 • Redação, com Aura Miguel, enviada especial ao Panamá

Veja ou reveja a chegada do Papa ao Panamá, para a Jornada Mundial da Juventude. Francisco foi recebido com danças e músicas típicas no aeroporto e com um cartaz gigante onde se podia ler: “Bem-vindo Papa. O Panamá recebe-o com alegria”.

A+ / A-
Papa finta protocolo à chegada ao Panamá para saudar multidão
Papa finta protocolo à chegada ao Panamá para saudar multidão

Veja também:


O Papa chegou esta quarta-feira ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Francisco foi recebido em ambiente de festa e quebrou o protocolo para saudar de perto dos fiéis.

O avião aterrou no aeroporto de internacional de Tocumen, e o Papa piso solo panamiano pelas 21h34 (hora de Lisboa).

A longa viagem, de cerca de 13 horas, decorreu de forma tranquila, de acordo com o relato feito pela enviada especial da Renascença Aura Miguel ainda no interior do aparelho.

O Papa foi recebido com danças e músicas típicas do Panamá e com um cartaz gigante onde se podia ler: “Bem-vindo Papa. O Panamá recebe-o com alegria”.

Francisco desceu as escadas do avião e, à sua espera, estavam o Presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, e a primeira dama, os bispos panamianos e dois mil fiéis.

A cerimónia de receção no aeroporto de Tocumen não teve direito a discursos, mas depois de se ouvirem os hinos do Vaticano e da Santa Sé Francisco fintou o protocolo.

Quando se dirigia para a viatura, o Sumo Pontífice, sorridente apesar da longa viagem, fez um desvio e foi junto à zona onde estavam os fiéis. Acenou, cumprimentou as pessoas que estavam na fila da frente e abençoou um bebé.

Após este primeiro momento de comunhão com os fiéis, Francisco trocou algumas palavras com o Presidente panamiano e entrou no carro que o levou a Nunciatura Apostólica, onde vai descansar.

Durante o percurso entre o aeroporto e a representação diplomática da Santa Sé, milhares de pessoas sairam à rua para saudar o Papa.

Entre as bandeiras e cartazes alusivos à visita de Francisco, também havia mensagens de peregrinos venezuelanos a pedir orações para o seu país, no dia em que a crise política em Caracas conheceu um novo capítulo com o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, a desafiar Nicolás Maduro e a autoproclamar-se Presidente da Venezuela.

Esta é a segunda vez que um Papa visita o Panamá. O primeiro foi João Paulo II, em 1983.

Cerca de 200 mil jovens estão inscritos nesta Jornada Mundial da Juventude, que decorre até dia 28.

A cidade de Lisboa é candidata a receber a Jornada Mundial da Juventude de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+