Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PR aguarda informação para se pronunciar sobre retirada de condecorações a Ronaldo

23 jan, 2019 - 13:37

Cristiano Ronaldo foi condecorado, em 2014, como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2016, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

A+ / A-

A Presidência da República aguarda a versão da decisão final das autoridades espanholas sobre a condenação por fraude fiscal de Cristiano Ronaldo, para, eventualmente, se pronunciar sobre a retirada de condecorações ao futebolista.

“Aguardamos a versão autêntica da decisão final das autoridades espanholas. Depois de apurados os factos, se tal se justificar, os competentes Chanceleres das Ordens Honoríficas pronunciar-se-ão, nos termos da lei”, disse à agência Lusa a assessoria de imprensa da Presidência da República.

Na terça-feira, Cristiano Ronaldo foi condenado pela justiça espanhola a dois anos de prisão, com pena suspensa, substituída por uma multa de 365.000 euros, e a edição de hoje do jornal Público noticia que o avançado pode perder as duas condecorações atribuídas por Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, em 2014 e 2016, respetivamente.

O jogador da Juventus reconheceu a culpa em quatro crimes de fraude fiscal, cometidos entre 2011 e 2014, no valor total de 5,5 milhões de euros.

A lei das Ordens Honoríficas Portuguesas obriga os condecorados a “defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias, regular o seu procedimento público e privado pelos ditames de virtude e honra, acatar as determinações e instruções do Conselho da respetiva Ordem, dignificar a sua Ordem por todos os meios e em todas as circunstâncias”.

Aquela lei estabelece que “sempre que haja conhecimento da violação de qualquer dos deveres enunciados (...) deve ser instaurado processo disciplinar, mediante despacho do Chanceler do respetivo Conselho”, que pode conduzir à pena de admoestação ou irradiação.

Cristiano Ronaldo foi condecorado, em 2014, como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2016, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    23 jan, 2019 PORTO 18:26
    CÁ PARA MIM, TIRAR OS PENDURICALHOS, ATÉ FICA MAL A IDEIA...O AEROPORTO TAMBÉM VAI APAGAR O NOME DELE ? SOMOS UNS EXAGERADOS E, COMO TAL FICAMOS CEGOS PERANTE O ÊXITO PROFISSIONAL DO HOMEM, QUE LEVA O NOME DELE E DE PORTUGAL A TODO O MUNDO....
  • fanã
    23 jan, 2019 aveiro 17:50
    Atribuir uma condecoração a um Cidadão , passa por ser um reconhecimento de integridade Moral, Social e Honestidade . Vem-se a verificar que o Sr. Fotobolista em questão , cometeu vários erros pouco honráveis . Como tal , é legitimo que lhe seja retirado este reconhecimento que lhe foi atribuído , a Ele e outros bem conhecidos por as piores razões !
  • otário
    23 jan, 2019 coimbra 15:46
    Cá para mim não faz diferença nenhuma mas essas medalhas e medalhões que têm sido dadas a tantos/as políticos e dirigentes de instituições que tão mau comportamento têm tido ao longo destes últimos quarenta e tal anos não se retiram ?
  • Manuel
    23 jan, 2019 Moura 15:04
    Por causa dos impostos que não pagou em Espanha é que lhe vão tirar as medalhas? Acho que o que deve contar é o que ele faz dentro do campo, leva o nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo. Deviam estar preocupados é com os políticos corruptos, esses sim é que mancham o nome do nosso País por esse Mundo fora.

Destaques V+