Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Supremo Tribunal dos EUA proíbe alistamento de militares transgénero

22 jan, 2019 - 20:25 • Lusa com Redação

Em 2018, Donald Trump afirmou que o alistamento de militares transgénero ameaçava "a eficácia e o poder letal" das Forças Armadas.

A+ / A-

O Supremo Tribunal de Justiça dos EUA autorizou esta terça-feira o Presidente Donald Trump a impedir provisoriamente o recrutamento de militares transgénero, enquanto se aguarda decisão de um recurso judicial.

Quando tomou posse como Presidente dos EUA, em 2017, Donald Trump adiou a entrada em vigor de uma decisão da administração de Barack Obama, prevista para julho desse ano, que permitia o alistamento de soldados transgénero, alegando que a questão precisava de mais ponderação.

Em 2018, o Presidente decidiu mesmo que a medida ameaçava "a eficácia e o poder letal" das Forças Armadas e decidiu reverter a lei de admissão militar de pessoas transgénero.

Ao longo dos dois últimos anos, vários tribunais foram decidindo que pessoas que se assumissem com um género diferente do seu sexo biológico (transgénero) poderiam alistar-se nas Forças Armadas norte-americanas, invocando a legislação do tempo de Barack Obama, com o governo a sucessivamente interpor recursos destas sentenças.

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça (numa votação renhida de cinco contra quatro votos) decidiu a favor do governo de Donald Trump, autorizando que seja impedido o alistamento de pessoas transgénero.

A decisão do Supremo Tribunal é provisória, até que o complexo processo judicial que ainda está em análise produza uma sentença definitiva.

A decisão também abre exceção para as várias centenas de soldados transgénero que já servem nas Forças Armadas (não havendo números oficiais, estima-se que sejam entre 1.300 e 15 mil, entre os 1,3 milhões militares no ativo).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOAQUIM S.F. SANTOS
    23 jan, 2019 TOJAL 09:51
    O tribunal tem razão. Porém, serão estes os futuros presidentes das grandes nações. A culpa não será dos tribunais, mas tua que directa ou indirectamente os promoves!

Destaques V+