Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mirandela dá medicamentos a carenciados do concelho

22 jan, 2019 - 14:58 • Olímpia Mairos

Município integra a Rede Solidária de Medicamentos, em parceria com a Associação Dignitude, para implementar o cartão ABEM.

A+ / A-

Os doentes do concelho de Mirandela em situação de carência económica já têm acesso garantido a medicamentos.

A medida resulta de uma parceria entre a autarquia e a Associação Dignitude para a implementação do “Cartão ABEM – Rede Solidária de Medicamento”.

O programa conta com a “adesão de todas as farmácias do concelho de Mirandela” e os potenciais beneficiários podem fazer as inscrições junto dos serviços de ação social municipais.

O apoio surge no âmbito de um programa nacional, ao qual aderiu o município de Mirandela, que “tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica”.

“Esta rede solidária do medicamento tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica”, esclarece a autarquia em comunicado.

A autarquia de Mirandela “pretende assim contribuir para o desenvolvimento do programa”, aproveitando o papel que desempenha na agregação de parceiros locais e envolvimento e dinamização da sociedade civil e tecido empresarial no voluntariado social e aposta também na “experiência dos serviços sociais municipais na referenciação de pessoas vulneráveis, para encaminhar os casos de comprovada necessidade para o programa de acesso ao medicamento”.

O município de Mirandela também lançou recentemente um projeto de voluntariado a que chamou “Voluntariado, em Gestos Concretos”. Um projeto pioneiro que visa criar uma rede de voluntariado empresarial para responder às principais necessidades das famílias mais carenciadas e sinalizadas pelos serviços sociais da autarquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+