Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Túnel pronto em Málaga. Começa a fase final do resgate de Julen

22 jan, 2019 - 07:33 • Redação

Menino de dois anos caiu num poço com mais de 100 metros de profundidade em Totalán, Espanha.

A+ / A-
Túnel pronto em Málaga. Começa a fase final do resgate de Julen
Túnel pronto em Málaga. Começa a fase final do resgate de Julen

Está terminada a perfuração vertical paralela ao túnel onde caiu Julen, o menino espanhol de dois anos, há mais de uma semana.

A tarefa foi mais difícil do que se esperava, sobretudo devido às características do solo. As 15 horas previstas para a perfuração converteram-se em mais de 50 horas de trabalho.

O resgate do menino de dois anos está agora mais próximo. Será introduzido um tubo e preenchida a cavidade do túnel, a pedido dos mineiros, o que pode levar entre 12 a 14 horas. Portanto, só na tarde desta terça-feira é que os profissionais da Brigada de Resgate Mineiro podem descer e escavar a galeria horizontal que os levará até Julen.

Dadas as dificuldades que foram encontradas até agora, estima-se que toda esta operação possa demorar até 24 horas.

Furo investigado

Um tribunal de Málaga já abriu um processo para esclarecer as circunstâncias que tornaram possível a queda de Julen no poço, avança o jornal espanhol “El Mundo”.

O furo, escavado para encontrar água, está ilegal. Nem o poço nem as obras subsequentes tinham autorização do município.

As autoridades interrogaram o dono da quinta, familiar dos pais de Julen, e o empresário que iniciou a prospeção de água. Segundo o “El Mundo”, a partir desses depoimentos, ficou a saber-se que o orifício foi aberto a 18 de dezembro e que, dias antes da queda de Julen, foram realizados alguns trabalhos na área.

O que aconteceu?

Julen e os pais encontravam-se a passear num monte de Totalán (Málaga), onde tinham encontrar-se com outros membros da família para uma “paella”.

De repente, o menino caiu num poço sem que ninguém o conseguisse agarrar. O pai garante que começou a tirar todas as pedras que estavam no local e que chegou a ouvir o filho chorar.

Avisados os serviços de emergência, à hora do almoço daquele domingo, foram iniciadas as operações de resgate com uma equipa de mais de 100 pessoas.

Passado uns dias, foi encontrado um cabelo, que as análises de ADN comprovam ser de Julen.

Os pais da criança continuam no local e têm recebido apoio da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017 devido a um problema cardíaco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nadia
    22 jan, 2019 Palmela 09:16
    Que deus ajude este pequenino. Só mesmo deus o pode salvar. A nossa esperança tem de se manter até ao fim. Os milagres acontecem e este será um desses casos com certeza! Força está quase pequenino.

Destaques V+