Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo alerta para degradação de troços das estradas nacionais

21 jan, 2019 - 17:57 • Agência Lusa

"Se há uma lógica que é privilegiar as [estradas] nacionais para pesados ou criar condições de tal forma caras nas autoestradas que os convidem a isso, então tem que se olhar para o piso das nacionais", afirmou o Presidente.

A+ / A-
Marcelo à boleia de uma das cerca de 50 mulheres camionistas em Portugal. Reportagem de Pedro Filipe Silva
Marcelo à boleia de uma das cerca de 50 mulheres camionistas em Portugal. Oiça a reportagem de Pedro Filipe Silva

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta segunda-feira para a degradação de alguns troços das estradas nacionais, considerando que se tem que "olhar com mais atenção" para essas vias.

"Se há uma lógica que é privilegiar as [estradas] nacionais para pesados ou criar condições de tal forma caras nas autoestradas que os convidem a isso, então tem que se olhar para o piso das nacionais", afirmou o chefe de Estado, que falava durante o percurso que hoje faz entre Lisboa e o Porto, num camião, pelo IC2 (também conhecido por Estrada Nacional número 1).

Acompanhado pela agência Lusa no troço entre Condeixa-a-Nova e a Mealhada, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que entende que se opte por se retirar os pesados das autoestradas, "atendendo à necessidade de fluidez do trânsito dos ligeiros" e para se evitar o desgaste do piso dessas vias.

No entanto, vincou, "se for essa a lógica, então é preciso encontrar alternativas e a alternativa significa garantir que o itinerário alternativo está em condições de renovação permanente ou de atenção permanente para ser utilizado pelos pesados".

"Não imagino o que seria a entrada e saída das autoestradas no Porto e em Lisboa [com uma grande quantidade de camiões]. Mas se é assim, tem que se olhar com mais atenção para alguns troços que não estão bem, nomeadamente este que estamos a percorrer e, provavelmente, há outros", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República iniciou hoje ao fim da manhã uma viagem de camião entre Lisboa e Porto para conhecer os problemas dos camionistas de longa distância, acompanhado ao longo de todo o trajeto pela comunicação social.

Marcelo Rebelo de Sousa partiu do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto de Lisboa num camião de transporte de mercadorias da empresa TMP, conduzido por Fernando Frazão, fundador e presidente da associação "Motoristas do Asfalto", com quem já tinha estado em dezembro, na Mealhada.

Em Condeixa-a-Nova, passou a ser Alexandrina Santos, camionista de longo curso de 42 anos, a conduzir o camião em direção ao Porto, onde deve chegar ao final do dia.

À boleia de um camião, Marcelo alerta para as dificuldades dos camionistas e estado das estradas
À boleia de um camião, Marcelo alerta para as dificuldades dos camionistas e estado das estradas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+