Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa reza pelas vítimas de novos naufrágios no Mediterrâneo

20 jan, 2019 - 12:13 • Redação com Ecclesia

Francisco rezou também pelas vítimas do "grave ataque terrorista" de quintafeira-passada, na escola nacional de polícias da Colômbia.

A+ / A-
Papa reza pelas vítimas de novos naufrágios no Mediterrâneo
Papa reza pelas vítimas de novos naufrágios no Mediterrâneo

O Papa recordou este domingo no Vaticano as 170 vítimas dos mais recentes naufrágios no Mediterrâneo, rezando pelos mortos e também por quem tem responsabilidade nestas tragédias.

“Penso nas 170 vítimas, dos naufrágios no Mediterrâneo. Procuravam um futuro para a sua vida… vítimas, talvez, de traficantes de seres humanos: rezemos por eles e pelos que têm responsabilidade pelo que aconteceu”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação do Ângelus.

Francisco, visivelmente emocionado, recitou uma Ave-Maria com todos os presentes pelos migrantes desaparecidos esta sexta-feira após um naufrágio a 50 milhas da costa da Líbia, incluindo um bebé de dois meses, na sua maioria pessoas provenientes da Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

Horas antes, um outro naufrágio, na costa espanhola, terá provocado a morte de 53 migrantes africanos, tendo sido apenas resgatada uma mulher com vida.

Francisco disse aos peregrinos e visitantes reunidos na Praça de São Pedro que tinha “duas grandes dores” no coração, falando, além do Mediterrâneo, do recente atentado que provocou mais de 20 mortos e quase 70 feridos em Bogotá.

"Desejo assegurar a minha proximidade ao povo colombiano, após o grave atentado terrorista da última quinta-feira, na Escola Nacional da Polícia. Rezo pelas vítimas e os seus familiares, e continuo a rezar pelo caminho da paz na Colômbia”, afirmou.

O governo colombiano responsabilizou a guerrilha do Exército de Libertação Nacional pelo ataque à principal academia de polícia do país.

Ainda durante a oração do Ângelus, Francisco apresentou uma plataforma digital portuguesa que procura ajudar os jovens a rezar. “Apresento-vos a plataforma ‘Click to Pray’, na qual hoje estou a abrir também o meu 'perfil'. Aqui irei inserir todas as minhas intenções e pedidos de oração pela missão da Igreja", afirmou o Papa, desafiando sobretudo os mais novos a descarregarem também esta aplicação.

O ‘Click To Pray’ é uma proposta de oração diária, com três momentos – manhã, tarde e noite, disponível em vários formatos.
A plataforma, criada pelo Apostolado de Oração em Portugal, instituição ligada aos jesuítas, foi apresentada na ‘Web Summit’ de 2017, em Lisboa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+