Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Direitos humanos enfrentam “séria ameaça autocrata”, avisa ONG

17 jan, 2019 - 11:46 • Redação com Lusa

Human Rights Watch chama a atenção para os fenómenos de populismo. “O típico autocrata atual ganha o poder através de eleições, aproveitando-se de algum mal-estar e culpabilizando uma minoria pelo problema”.

A+ / A-

A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) adverte que "o mundo enfrenta uma séria ameaça autocrática".

Na conferência de imprensa de apresentação do relatório mundial sobre direitos humanos, referente a 2018, o diretor-executivo da HRW, Kenneth Roth, mostrou preocupação face ao crescimento das lideranças populistas que põem em causa os direitos humanos, destacando que a situação é particularmente preocupante na União Europeia.

"Não estou a dizer que todos os migrantes económicos têm o direito de entrar, mas os estados têm de perceber que, se se tratar de refugiados de violência e perseguição, essas pessoas tem o direito de pedir asilo", declarou o responsável da organização.

"O que me preocupa é que por causa do surgimento de políticas de extrema-direita se esteja a usar a emigração como bode expiatório de outros problemas que nada têm a ver com os migrantes", prosseguiu.

"Preocupa-me que grandes potências ocidentais estejam a cortar em tudo quanto se relacione com estes direitos fundamentais, mesmo países que, no passado, beneficiaram de proteção de refugiados", disse, ainda, Roth, apontando, de modo direto, o exemplo da Hungria: "Penso muito nos húngaros que fugiram para o Ocidente, durante o comunismo. De repente, Viktor Órban ignora a História vira as costas, simplesmente porque é mais conveniente numa perspectiva de política interna.".

Degradação nos Estados Unidos

O relatório da HRW também adverte para a degradação do respeito pelos direitos humanos nos Estados Unidos da América, devido à justiça discriminatória e à política interna e externa de Donald Trump em 2018.

Entre os factos que apontam para situações preocupantes de condições de direitos humanos estão as políticas anti-imigratórias, mandados de prisão em larga escala, sistema de justiça racista ou discriminatória e retirada de colaborações com autoridades e organizações internacionais.

No campo da justiça interna, as mulheres foram a população que mais aumentou nas cadeias, com um aumento de 700% de reclusas entre 1980 e 2016, alerta o documento.

Mais de dois milhões de pessoas estão nas prisões norte-americanas e cerca de quatro milhões em liberdade condicional, diz o relatório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • gorete
    17 jan, 2019 portalegre 16:10
    Pois nestes apertos constantes económicos os Direitos DO HOMEM não dao comida a ninguém antes pelo contrário são um empecilho nas negociações internacionais.logo o comité na ONU vai desaparecer e poupa recursos.Qem tem poder real está.se maribando pra tais Direitos.

Destaques V+