Tempo
|
A+ / A-

“Governo propõe carreira única a nivelar por baixo” e bombeiros protestam em Lisboa

17 jan, 2019 - 07:46 • Redação com Lusa

Protesto realiza-se a partir das 14h30 em frente à presidência do Conselho de Ministros.

A+ / A-

Bombeiros municipais e sapadores realizam hoje, em Lisboa, um protesto nacional em frente à presidência do Conselho de Ministros, onde o Governo estará reunido, contra a proposta de regulamentação do bombeiro profissional.

Os bombeiros consideram que a proposta do Governo “significa uma desvalorização enorme na carreira, não respeita a importância destes profissionais” e “é um recuo muito significativo relativamente à possibilidade de progressão, à possibilidade de chegar ao topo de carreira e ao salário de entrada”, justificou o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), que agendou o protesto.

Segundo o sindicalista José Correia, há dois corpos de bombeiros distintos, os municipais e os sapadores, e estes têm “uma carreira mais valorizada”.

“O que o Governo propõe agora é uma carreira única, mas a nivelar por baixo”, afirmou.

O STAL considera que a nova proposta reduz as chefias dos sapadores e as progressões em ambos os casos vão fazer-se mais lentamente.

Por outro lado, “os bombeiros têm atualmente um regime excecional de aposentação aos 50 anos”, embora se possam manter após esta idade “com um conjunto de funções”, e, com a nova proposta, podem aposentar-se apenas aos 60 anos.

De acordo com o STAL, o protesto realiza-se a partir das 14h30 em frente à presidência do Conselho de Ministros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+