Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alegado "hacker" responsável pelo roubo dos e-mails detido na Hungria

16 jan, 2019 - 18:41

PJ comunicou a "detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu".

A+ / A-

A Polícia Judiciária anunciou esta quarta-feira que deteve o suspeito do roubo de correspondência privada do Benfica, no âmbito do caso dos "e-mails".

Em comunicado, a PJ esclareceu que foi "concretizada a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo".

"O inquérito corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária. Refira-se que a Polícia Judiciária está a acompanhar presencialmente a execução da detenção e das diligências subsequentes, no âmbito de uma Decisão Europeia de Investigação", pode ainda ler-se.

O suspeito será Rui Pinto, nome revelado pela primeira vez pelo "Football Leaks", que revelou vários dados pessoais do alegado hacker.

Em conferência de imprensa, Carlos Cabreiro, porta-voz da PJ e diretor da unidade de combate ao ciber-crime, em conferência de imprensa, confirmou que o alegado hacker, sem confirmar o nome de Rui Pinto, foi detido na Hungria, e recusa ligá-lo, por agora, ao caso dos e-mails do Benfica.

"A extesão dos crimes e eventuais co-autorias ainda estamos a apurar. É um alvo que a PJ já tinha detetado e que está implicado no roubo de dados, mas é prematuro ligá-lo a qualquer alvo concreto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+