Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA agendam saída de tratado nuclear crucial. Rússia pede ajuda à UE para "salvar" acordo

16 jan, 2019 - 18:10 • Redação

MNE russo diz que nações europeias "não podem andar a reboque da posição dos EUA", já que a Europa será a "maior vítima" de uma nova corrida ao armamento.

A+ / A-

Leia também:


O Governo russo declarou esta quarta-feira que está preparado para trabalhar com os Estados Unidos para "salvar" um crucial tratado de controlo de armas, horas depois de a administração de Donald Trump ter confirmado que vai abandonar esse acordo nuclear a 2 de fevereiro.

As tensões quanto ao Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF) - assinado em 1987 pelo então Presidente dos EUA, Ronald Reagan, e o seu homólogo russo, Mikhail Gorbachev - têm estado a aumentar nos últimos meses, desde que o atual líder dos EUA anunciou a sua intenção de abandonar o tratado.

Em resposta às ameaças de Trump, Vladimir Putin ameaçou relançar uma nova corrida ao armamento, avisando que a Europa será a maior vítima desta rota de colisão.

Sem fazer caso das palavras do Presidente russo, a administração norte-americana anunciou esta manhã que vai efetivamente abandonar o INF a 2 de fevereiro. A isto, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros respondeu com o apelo para que o tratado seja "salvo", pedindo ajuda à Europa.

"Continuamos preparados para trabalhar para salvar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio", garantiu Sergei Lavrov aos jornalistas em Moscovo. "As nações europeias não podem seguir atrás da posição dos EUA."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+