Tempo
|
A+ / A-

Há um novo (e perigoso) desafio na Internet. YouTube promete sanções

16 jan, 2019 - 14:23 • Tiago Palma

“Conteúdos que possam causar ou tenham causado a morte de alguém não têm lugar no YouTube”, garante a empresa em comunicado, avisando que vídeos de desafios como o "Bird Box" vão ser apagados.

A+ / A-

Os desafios que amiúde vão surgindo no Youtube (e outras redes sociais) são, no mínimo, disparatados. E perigosos: vão desde tentar debulhar uma maçaroca de milho (presa num berbequim a rodar) com os dentes, a engolir uma colher de canela de enfiada, passando por colocar um preservativo na cabeça (e rebentá-lo apenas exalando pelo nariz) e pelo mais perigoso de todos os desafios, o da “Baleia Azul”, que resultou no suicídio de vários adolescentes um pouco por todo o mundo.

Agora, e inspirados no filme da Netflix “Bird Box”, os “desafiantes” da internet propõem-se a realizar diversas tarefas de olhos vendados, à cata de subscrições, likes e partilhas.

Porquê vendados? Porque no filme, a atriz Sandra Bullock, juntamente com os dois filhos, faz um perigoso percurso até a um refúgio sempre com uma venda nos olhos, isto por forma a não olhar para entidades sobrenaturais que, se olhadas, a conduzirão a comportamentos violentos e ao suicídio.

Em Layton, no estado norte-americano do Utah, uma jovem de 17 anos resolveu conduzir vendada e acabou por causar um acidente rodoviário – ainda que o resultado tenha sido “apenas” uma chapa amolgada e ferimentos ligeiros, nesta e nos ocupantes da outra viatura acidentada.

Prontamente, a polícia local alertou no Twitter para os riscos “previsíveis” do desafio, ao passo que a Netflix veio igualmente a terreiro dizer que não sabe de onde partiu o desafio, pedindo aos fãs de “Bird Box” que não prossigam com isto. "Não queremos que terminem no hospital”, sublinhou a empresa em comunicado.

Face a isto, o YouTube anunciou esta quarta-feira que vai proibir todos os vídeos semelhantes a este, que envolvam pregar partidas a outros ou a si próprios, colocando em risco as vidas de todos os envolvidos.

A mais famosa plataforma de vídeos já avisou os seus utilizadores de que vai apagar os vídeos e banir (por 90 dias, aquando de um primeiro aviso, e em definitivo, aquando de um segundo) os autores, sempre que estes partilharem imagens de “desafios perigosos ou partidas que levem as vítimas a pensar que estão em perigo físico – por exemplo, desafios de assaltos a casas ou tiroteios”.

“Vídeos que possam causar ou tenham causado a morte de alguém não têm lugar no YouTube”, sublinhou a empresa em comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+