Tempo
|
A+ / A-

​Portugal recebeu mais 23 refugiados via Egito

15 jan, 2019 - 21:28

Os refugiados são provenientes do Sudão, do Sudão do Sul e Síria. Foram acolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa em Elvas, Gondomar, Olhão, São João da Madeira e Vila Viçosa.

A+ / A-

Portugal recebeu esta terça-feira 23 refugiados, a partir do Egito, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR), sendo o segundo grupo proveniente daquele país.

O grupo é constituído por cinco famílias, de 15 adultos e oito menores, sendo que a maioria dos adultos tem idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos e, no caso dos menores, a maioria está abaixo dos 16 anos, refere um comunicado conjunto do ministro da Administração Interna e da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Os refugiados são provenientes do Sudão (9), do Sudão do Sul (11) e Síria (3) e foram acolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Elvas, Gondomar, Olhão, São João da Madeira e Vila Viçosa.

O comunicado afirma tratar-se de um grupo de pessoas refugiadas, candidatas à reinstalação em Portugal, que se encontrava no Egito sob proteção do ACNUR.

A reinstalação consiste num processo de seleção e transferência de refugiados, já reconhecidos pelo ACNUR, de um país terceiro considerado o primeiro país de asilo, para outro Estado.

Em dezembro passado, chegaram a Portugal as primeiras 33 pessoas do grupo que em julho integrou a missão de seleção realizada por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) no Egito.

Esta missão realizou-se na sequência da resposta portuguesa a um pedido da Comissão Europeia, dirigido aos Estados-membros no sentido de serem reinstalados na UE até ao final de 2015 50 mil pessoas que carecem de proteção internacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+