Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juncker: “Exorto o Reino Unido a clarificar as suas intenções. O tempo está a acabar”

15 jan, 2019 - 20:14 • Rui Barros

Juncker garante que a Comissão Europeia investiu “muito tempo e esforço para negociar” este acordo, mas que agora o Reino Unido tem que dizer o que realmente quer.

A+ / A-

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, lamentou esta terça-feira o chumbo no parlamento britânico no acordo entre a União Europeia e o Reino Unido para o Brexit.

Numa nota divulgada instantes depois do acordo da primeira-ministra ter sido chumbado, Juncker diz “tomar nota com pesar o resultado da votação”, mas pede também ao Reino Unido que clarifique as suas intenções, uma vez que “o tempo está a acabar”.

“Exorto o Reino Unido a esclarecer as suas intenções o mais rapidamente possível”, pede o Presidente da Comissão Europeia.

“O Acordo de Retirada é um compromisso justo e o melhor acordo possível. Reduz os danos causados aos cidadãos e empresas de toda a Europa. É a única maneira de garantir uma retirada ordenada do Reino Unido da União Europeia”, diz Juncker no comunicado.

Juncker garante que a Comissão Europeia investiu “muito tempo e esforço para negociar” este acordo, tendo sempre procurado demonstrar “a melhor das vontades”, tendo oferecido “esclarecimentos adicionias e garantias” numa troca com Theresa May.

No mesmo comunicado, Juncker alerta para os riscos de uma saída sem qualquer forma de acordo e, por isso, a Comissão Europeia “continuará o seu trabalho de contingência para ajudar a garantir que a UE está totalmente preparada”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+