15 jan, 2019 - 17:58 • Redação
O Big Mac já não é uma marca que pertence exclusivamente à McDonald’s. A partir desta terça-feira, qualquer cadeia de fast-food, e não só, poderá usar essa designação nos seus hambúrgueres.
Foi esta a consequência de uma batalha legal entre um grupo irlandês de fast-food, o Supermac’s, e a McDonald’s, que culminou hoje com uma vitória para a empresa irlandesa, ao conseguir que o gabinete de propriedade intelectual da União Europeia cancelasse o uso exclusivo pela MacDonald’s daquela marca, abrindo a possibilidade de a Supermac’s expandir a insígnia pelo Reino Unido e pela Europa Continental.
A MacDonald’s ainda pode recorrer desta sentença mas a Supermac's já está a clamar vitória.
"Estamos muito felizes. É uma vitória única quando se enfrenta um peso-pesado e se vence”, disse McDonagh, diretor-geral da cadeia irlandesa. “Esta é uma vitória para todas as pequenas empresas. Isto impede que empresas maiores acumulem marcas sem intenção de usá-las”, acrescenta.
O gabinete de propriedade intelectual da União Europeia, com sede em Alicante, Espanha, determinou que o McDonald's não provou o uso genuíno do Big Mac, que foi registado em 1996 como um nome de um hambúrguer ou de um restaurante.
O facto de a marca estar registada frustrou a ambição do Supermac de se expandir para além da Irlanda, porque a McDonald's argumentou que a similaridade entre o Big Mac e o Supermac iria confundir os clientes.
“Nós dissemos que não haveria confusão. Big Mac e Supermac são duas coisas diferentes”, afirmou McDonagh.
Numa declaração escrita, a Supermac’s afirma que venceu uma batalha de "David contra Golias", alegando ter sido vítima de “bullying” por parte de uma multinacional de peso.
A McDonald’s ainda não reagiu à decisão europeia.