Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Big Mac” já não é só da McDonald’s. Qualquer restaurante pode usar o nome

15 jan, 2019 - 17:58 • Redação

Cadeia irlandesa ganhou batalha judicial contra a multinacional norte-americana para poder usar a marca, uma vitória de "David contra Golias".

A+ / A-

O Big Mac já não é uma marca que pertence exclusivamente à McDonald’s. A partir desta terça-feira, qualquer cadeia de fast-food, e não só, poderá usar essa designação nos seus hambúrgueres.

Foi esta a consequência de uma batalha legal entre um grupo irlandês de fast-food, o Supermac’s, e a McDonald’s, que culminou hoje com uma vitória para a empresa irlandesa, ao conseguir que o gabinete de propriedade intelectual da União Europeia cancelasse o uso exclusivo pela MacDonald’s daquela marca, abrindo a possibilidade de a Supermac’s expandir a insígnia pelo Reino Unido e pela Europa Continental.

A MacDonald’s ainda pode recorrer desta sentença mas a Supermac's já está a clamar vitória.

"Estamos muito felizes. É uma vitória única quando se enfrenta um peso-pesado e se vence”, disse McDonagh, diretor-geral da cadeia irlandesa. “Esta é uma vitória para todas as pequenas empresas. Isto impede que empresas maiores acumulem marcas sem intenção de usá-las”, acrescenta.

O gabinete de propriedade intelectual da União Europeia, com sede em Alicante, Espanha, determinou que o McDonald's não provou o uso genuíno do Big Mac, que foi registado em 1996 como um nome de um hambúrguer ou de um restaurante.

O facto de a marca estar registada frustrou a ambição do Supermac de se expandir para além da Irlanda, porque a McDonald's argumentou que a similaridade entre o Big Mac e o Supermac iria confundir os clientes.

“Nós dissemos que não haveria confusão. Big Mac e Supermac são duas coisas diferentes”, afirmou McDonagh.

Numa declaração escrita, a Supermac’s afirma que venceu uma batalha de "David contra Golias", alegando ter sido vítima de “bullying” por parte de uma multinacional de peso.

A McDonald’s ainda não reagiu à decisão europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+