Tempo
|
A+ / A-

Presidente saúda D. Nuno Brás pela sua designação como bispo do Funchal

14 jan, 2019 - 16:09 • Ecclesia

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha “vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade”.

A+ / A-

O Presidente da República Portuguesa saudou esta segunda-feira a nomeação de D. Nuno Brás como bispo do Funchal, anunciada no passado sábado pelo Vaticano, falando numa “notícia que enche de júbilo todos os portugueses, crentes e não crentes”.

“Com esta nomeação, o Santo Padre procedeu à escolha de uma personalidade com uma vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade, como pastor e como intelectual distinto, que, entre outras funções, foi reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, reitor do Seminário Maior de Cristo Rei, bispo auxiliar de Lisboa e bispo titular da diocese de Elvas”, assinala uma nota divulgada pela Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha as “qualidades humanas e morais” do novo bispo do Funchal, manifestando admiração “pela força da sua fé e pelo exemplo do seu percurso”.

“D. Nuno Brás da Silva Martins será, também ele, o comunicador perfeito que servirá modelarmente a Diocese do Funchal num tempo de grandes desafios e responsabilidades”, conclui, evocando a dissertação de doutoramento do prelado, na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma (1999).

O Governo Regional “congratulou-se” este sábado com a nomeação do novo bispo diocesano dirigindo-lhe, “em nome do povo da Madeira e Porto Santo, votos das maiores felicidades na prossecução da nova missão e respetiva atividade pastoral”.

O executivo expressou também “gratidão e reconhecimento público” a D. António Carrilho, bispo emérito, pela “forma abnegada e empenhada com que abraçou e desempenhou a sua missão” junto da população, desde 2007.

A tomada de posse do novo bispo vai acontecer a 17 de fevereiro, pelas 16h00, na Sé do Funchal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+