Tempo
|
A+ / A-

Papa vai à Roménia em maio

11 jan, 2019 - 12:43 • Redação

Este ano o Papa já tem cinco viagens agendadas para seis países. Apenas um é de maioria e tradição católica.

A+ / A-

A Santa Sé anunciou esta sexta-feira mais uma viagem do Papa Francisco para 2019.

Francisco aceitou o convite do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, e a viagem realiza-se entre 31 de maio a 2 de junho, passando por várias cidades.

O tema da visita é “Caminhamos juntos”, inspirado nos apelos do Papa à unidade, construção da fé e bem comum e é a quinta visita papal confirmada para 2019.

A Roménia é um país de maioria ortodoxa, com uma comunidade católica que se divide em duas igrejas, uma latina e outra de rito oriental. Durante o regime comunista a perseguição aos cristãos foi muito severa, mas a Igreja Católica Oriental foi particularmente visada.

No census de 2011 mais de 80% da população identificou-se como ortodoxa. Os católicos de rito latino são 4,3% e os de rito oriental são cerca de 3%.

A agenda de Francisco para 2019 inclui, para já, cinco viagens: Panamá de 23 a 27 de janeiro, Abu Dahbi de 3 a 5 de fevereiro, Marrocos 30 e 31 de março, Bulgária e Macedónia de 5 a 7 de maio e Roménia de 31 de maio a 2 de junho

Destes seis destinos, apenas o Panama, onde o Papa vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, é um país de maioria católica. Os Emirados Árabes Unidos e Marrocos são países muçulmanos e a Macedónia, Bulgária e Roménia são de tradição ortodoxa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+