Tempo
|
A+ / A-

​“As desigualdades começam no nascimento”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

10 jan, 2019 - 20:43 • Eunice Lourenço

Presidente da República elogiou trabalho da Ajuda de Berço no congresso que assinalou 20 anos da instituição.

A+ / A-

Associações como a Ajuda de Berço são fundamentais para garantir o princípio da igualdade, disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no congresso que assinalou os 20 anos daquela instituição que acolhe bebés e crianças.

O Presidente lembrou que esta é uma instituição que surgiu na sequência dos debates sobre o aborto e sobre a “maternidade sem condições”.

Marcelo também lembrou que o acolhimento de crianças e recém-nascidos pode ser feito em famílias ou em instituições. Esta é uma dessas instituições e pretende funcionar como uma casa onde os bebés e crianças encontram segurança e afeto.

“Para além de ser uma questão fundamental de afeto é uma instituição que corresponde a um desafio: essas crianças têm direito á partida a nãos erem abandonadas, discriminadas, esquecidas porque aí começa o respeito do princípio da igualdade”, afirmou o Presidente, em declarações aos jornalistas no fim do congresso.

“Quando, mais tarde, se vai dizer que há desigualdade no sistema de ensino ou na vida em geral, as desigualdades começam muito cedo, começam no nascimento. E este contributo no sentido da solidariedade, da igualdade da criança e do reconhecimento da maternidade é fundamental, foi fundamental, será fundamental”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa, que já visitou várias vezes as instalações da Ajuda de Berço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    10 jan, 2019 évora 22:23
    Pois começam e bem ! Basta nascer após dia 15 de Setembro para qualquer cidadão ser decriminado aquando se entra para o 1º ciclo . Nascem logo CONDICIONAIS . Ora o que serve andarem na pré-escola se depois nesse ano vai existir a divisão de colegas e os condicionais sujeitos a vagas ? Uma vergonha Constitucional que o Presidente ainda não reparou , mas acontece . Alterem a data para o 31 de Dezembro de cada ano civil , o ter 6 anos .

Destaques V+