Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maduro desafiante na tomada de posse. "Somos uma democracia de verdade"

10 jan, 2019 - 19:43 • Ricardo Vieira, com agências

"A Venezuela é o centro de uma guerra mundial contra o imperialismo”, declarou o Presidente.

A+ / A-

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse esta quinta-feira para um segundo mandato. No seu discurso desafiou as “potências imperialistas” e prometeu levar o país a um “destino maior”.

A cerimónia decorreu no Supremo Tribunal, pró-governo, e não no Parlamento, que não reconhece legitimidade ao Presidente.

Antigo motorista de autocarros, Maduro foi recebido ao som de uma orquestra e de gritos de apoios dos seus apoiantes, que acenavam bandeiras da Venezuela.

“Surgiu um novo mundo que se recusa ser controlado pelas ordens imperiais e hegemónicas de uma única nação ou dos seus países satélite. Este é o grito da nossa revolução para os povos e governos do mundo”, declarou o líder venezuelano.

Maduro considera que “a Venezuela é o centro de uma guerra mundial contra o imperialismo” e apelou à união para resistir aos Estados Unidos e aos seus “países satélite”.

“Eu digo ao nosso povo: vamos a eles”, declarou.

Que Venezuela recebe hoje Nicolás Maduro?
Que Venezuela recebe hoje Nicolás Maduro?

A legitimidade de Maduro é cada vez mais contestada interna e externamente. A própria Igreja Católica tomou posição contra as políticas do Presidente.

Apesar de estar cada vez mais isolado, o sucessor de Hugo Chavez jurou novamente cumprir a Constituição neste novo mandato.

“Somos uma democracia de verdade. Aqui estou para democraticamente tomar as rédeas do nosso país e levá-lo a um destino maior. Nós cumprimos e continuaremos a fazê-lo”, declarou numa altura em que o país vive uma grave crise económica e humanitária.

Nicolás Maduro afirmou na tomada de posse que o Governo não pode e não vai falhar. “Juro pela minha vida e pelo meu país”, enfatizou.

Ainda antes de o Presidente venezuelano ter terminado o discurso inaugural, os Estados Unidos já acusavam Maduro de “usurpar o poder” e o Paraguai anunciou o corte de relações diplomáticas com Caravas.

Portugal não se fez representar politicamente na tomada de posse de Nicolás Maduro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Reinaldo
    10 jan, 2019 Ruela 22:57
    O "destino maior" da Venezuela é o céu!! Que é para lá para onde vão aqueles que morrem à fome!! Batam palmas Sr Jerónimo e Sra Catarina!!

Destaques V+