A+ / A-
CES 2019

Há malas que andam sozinhas, ecrãs flexíveis e as pernas da robot Sophia

09 jan, 2019 - 12:06 • Cristina Nascimento

Primeira grande feira de tecnologia do ano já começou em Las Vegas. Conheça as novidades que mais têm chamado à atenção.
A+ / A-

Já faz parte das tradições tecnológicas. O primeiro ponto alto do setor acontece em janeiro, em Las Vegas, com a Consumer Electronics Show.

Como já era de prever, a inteligência artificial, carros autónomos e ecrãs flexíveis vão marcar as tendências não só da feira, mas também do ano que agora está a começar. Mas há mais para ver nos corredores das feiras.

A Hyundai, por exemplo, apresentou um carro com pernas. O veículo pretende ser uma ajuda em caso de desastres naturais, como tsunamis e terramotos, ou mesmo para pessoas em cadeiras de rodas.

Já a Bell Nexus apresentou a sua proposta para um táxi voador, com capacidade de aterragem e descolagem na vertical, movido a energia elétrica.

2019 é considerado pela imprensa especializada como o ano dos ecrãs dobráveis e na CES já foram visíveis vários aparelhos que gozam dessa flexibilidade. Há teclados que se enrolam, televisões que se retraem (a fazer lembrar as telas onde antigamente se exibiam filmes), ecrãs integrados em bonés ou malas e, finalmente, os esperados smartphones.

Os robots já são presença garantida nestes eventos e há aparelhos para cada vez mais funções. Há, por exemplo, robots que monitorizam sinais vitais, robots feitos para vigiar a respiração durante o sono ou robots que contam histórias a crianças.

Mas a rainha dos robots é a já conhecida dos portugueses Sophia. Esta robot que tem marcado presença em Lisboa, na Web Summit, e que até já foi rosto de uma campanha de publicidade em Portugal, chegou à CES 2019 com pernas e outras novidades que vão ser apresentadas durantes o evento.

"Coisas" a andar de um lado para o outro é algo que não se estranha neste tipo de eventos. Muitas vezes é a forma de testar a eficácia dos mais recentes gadgets e abrilhantar os stands. E sendo este um evento que reúne milhares de pessoas vindas de todo o mundo, apresentar uma mala de viagem inovadora atraí as atenções. A proposta da marca Ovis é uma mala que não perde de vista o seu proprietário.

A Consumer Electronics Show decorre de 8 a 11 de janeiro, reunindo cerca de 4.500 expositores. A organização estima que 180 mil participantes marcam presença no evento e prevê a realização de 250 sessões de conferências, com 1.100 oradores, em três grandes áreas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.