Tempo
|
A+ / A-

Coletes amarelos. Governo francês aperta certo a manifestações ilegais

07 jan, 2019 - 22:47

“Temos que preservar o direito à manifestação em França e temos que sancionar aqueles que violam a lei”, afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

O Governo francês tenciona aprovar legislação contra manifestações não autorizadas em resposta aos violentos protestos do movimento “coletes amarelos”, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro.

Edouard Philippe falava em entrevista à estação TF1, dois dias depois de manifestantes terem causado distúrbios no coração de Paris, pelo sétimo fim de semana consecutivo.

“Temos que preservar o direito à manifestação em França e temos que sancionar aqueles que violam a lei”, afirmou o chefe do Governo.

Quem não respeitar a obrigação de declarar os protestos às autoridades e quem participar nessas manifestações será sancionado pela justiça.

O Governo poderá criar a nova lei à imagem da legislação francesa contra o hooliganismo. As medidas deverão entrar em vigor em fevereiro.

Edouard Philippe também avisou que os vândalos serão obrigados a pagar pelos estragos que provocarem.

As manifestações do último sábado ficaram marcadas por incidentes graves, como a invasão a um edifício governamental, a agressão a polícias e um incêndio num barco-restaurante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2019 15:27
    O que é uma manifestação ilegal?

Destaques V+