Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministro recorda que há 20 anos que Portugal não comprava comboios

07 jan, 2019 - 18:17 • Lusa

Vinte e dois novos comboios chegam num prazo máximo de quatro anos, afirma Pedro Marques.

A+ / A-

Veja também:


Há 20 anos que o país não autorizava a compra de novos comboios, votando a ferrovia a uma "situação de letargia", afirmou esta segunda-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Durante o lançamento do concurso para a compra de 22 novos comboios para a CP, na estação de Marco de Canaveses, distrito do Porto, Pedro Marques referiu que se Portugal quer uma ferrovia competitiva e a oferecer um bom serviço aos passageiros tem de investir.

"Estamos a recuperar de um atraso de décadas que deixou a rede ferroviária a definhar e onde o verbo encerrar era o que se conjugava mais vezes", salientou.

Pedro Marques considerou que o "desinvestimento" do anterior Governo na ferrovia foi "muito grande", deixando este setor "parado".

O atraso na ferrovia foi também agravado pela redução de pessoal na Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) que o anterior governo tentou privatizar, afirmou.

Os 22 novos comboios para a CP - Comboios de Portugal, cujo concurso foi lançado esta segunda-feira, chegarão num prazo máximo de quatro anos, avançou o ministro.

"Chegarão num prazo máximo de quatro anos. Sim, a contratação pública demora até um ano, sim, os projetos técnicos e construção desses comboios demoram até dois anos e, depois, precisamos de um ano para testes e entrada em produção desse material", explicou o governante na cerimónia de lançamento do concurso para a compra de novos comboios, na estação de Marco de Canaveses, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+