Tempo
|
A+ / A-

Coletes amarelos

Ex-campeão de boxe fez recuar polícias de Paris só com os punhos

06 jan, 2019 - 21:38

Christophe Dettinger de 37 anos está a ser perseguido mas ainda não foi detido pelas autoridades. Protagonizou uma das imagens marcantes do oitavo fim de semana de protestos em França.

A+ / A-

O ex-campeão francês de boxe Christophe Dettinger golpeou um polícia repetidamente durante vários metros e obrigou mais um par de agentes a recuar, junto ao rio Sena, em Paris, durante as manifestações dos coletes amarelos de sábado.

Dettinger está a ser procurado por agredir dois polícias, e as imagens tornaram-se emblemáticas das manifestações que têm marcado os últimos dois meses em França.

O vídeo que mostra toda a cena circulou incessantemente pelas redes sociais.

Nas imagens vê-se um homem alto e atlético, de casaco preto e boné. Ele salta para a pequena ponte Léopold-Sédar-Senghor, e começa uma violenta investida sobre os policiais. A mesma impressiona pela forma como um homem sozinho só com os punhos faz recuar os polícias.

O suspeito mostra certa segurança e os golpes são precisos. Num outro vídeo, o ex-campeão francês de boxe pontapeia outro polícia no chão. Apesar de haver um mandato de captura, o homem de 37 anos ainda não foi preso.

O suspeito foi identificado pelos serviços da Diretoria Operacional de Serviços Técnicos e Logística da Polícia de Paris.

Num tweet, na noite de sábado, o Sindicato dos Comissários da Polícia Nacional (SCPN) denuncia o caso acompanhando-a de uma foto de Christophe Dettinger.

Antigo boxeur profissional, Dettinger foi coroado campeão da categoria meio-pesados em 2007 e 2008.

Jacky Trompesauce, primeiro treinador no Anel de Massy (Essonne), descreve-o como "um bom menino".

"Sinto muito pelo que se vai dizer sobre ele. Ele não suporta a injustiça ", disse no sábado à noite.

Em um comunicado, a Federação Francesa de Boxe condenou o "comportamento inaceitável e vergonhoso" do ex-atleta. Christophe Dettinger tinha pendurado as luvas em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+