Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arábia Saudita. Mulheres vão receber notificação de divórcio via SMS

06 jan, 2019 - 14:58 • Redação

A nova lei entra em vigor este domingo e pretende acabar com os chamados “divórcios secretos”.

A+ / A-

Já está em vigor a nova lei na Arábia Saudita que impede que os homens se divorciem das mulheres sem lhes darem conhecimento.

A partir deste domingo, os tribunais são obrigados a notificar as mulheres por SMS sobre as decisões que confirmam os divórcios.

As advogadas sauditas acreditam que a medida vai acabar com os chamados “divórcios secretos”, isto é, casos em que os homens se divorciam sem informar as mulheres.

Esta nova lei permite que as mulheres estejam ao corrente do seu estado civil e possam garantir os seus direitos, como a pensão de alimentos.

Em comunicado, o ministério da Justiça saudita diz que este é mais “um passo para proteger os direitos das mulheres e melhorar a transformação digital, com mais serviços”-

Regida pela Sharia, um conjunto de leis islâmicas baseadas no Alcorão, a Arábia Saudita é dos países do mundo que mais limita os direitos das mulheres.

Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado alguns direitos, incluindo conduzir e assistir a jogos de futebol nos estádios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    06 jan, 2019 Fafe 21:02
    É um bom país para algumas mulheres emigrar. Principalmente aquelas que pertencem ao movimento #metoo. Grande país!! Onde as mulheres têm direitos que nunca mais acabam. Nem elas sabem de quantos direitos têm. São tantos! Felizmente, agora já são informadas do divórcio!! Será que elas sabiam que estavam casadas?? É como aquele tipo que diz para o outro "a minha namorada é a tua irmã" Diz o outro muito surpreendido; "e ela sabe??"

Destaques V+