Tempo
|
A+ / A-

Trump admite declarar “emergência nacional” para construir o muro

04 jan, 2019 - 21:39

Presidente norte-americano alega questão de segurança nacional para excluir autorização do Congresso.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, admite utilizar os poderes de emergência para construir o muro na fronteira com o México sem autorização do Congresso.

Questionado sobre a possibilidade de declarar emergência nacional para avançar com a obra, Trump respondeu que pode avançar para uma solução do género.

“Podemos fazê-lo. Ainda não o diz. Posso fazê-lo… Mas podemos declarar emergência nacional e construir o muro muito rapidamente”, declarou o Presidente norte-americano.

As declarações de Trump acontecem em pleno braço de ferro com o Congresso sobre a aprovação do Orçamento.

O impasse provocou uma paralisação parcial do governo norte-americano enquanto não houver um acordo.

Donald Trump exige cerca de cinco mil milhões de dólares para a construção do muro na fronteira com o México, mas a oposição democrática rejeita a medida.

A Constituição dos Estados Unidos atribui ao Congresso o poder sobre o financiamento do Governo federal. Se Trump avançar para a construção do muro sem autorização poderá enfrentar um braço de ferro jurídico.

Mas o Presidente desvalorizou essa preocupação na conferência de imprensa desta sexta-feira, na Casa Branca.

“Podemos declarar emergência nacional por causa da segurança do nosso país, absolutamente”, afiançou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nene
    05 jan, 2019 faro 09:38
    Há países em que os Presidentes não são meros atores decorativos.Honram os compromissos eleitorais e não entram no politicamente correto.Hoje em países com eleitores evoluídos uma traiçao ao programa eleitoral é profundamente castigada.Trump governa para os seus eleitores e interesses EUA rompendo com tudo e todos para engrandecer a America.Tem crescimento económico considerável,3% ou menos de desemprego e abandonou os slogans e invalores da ONU e respetivos comités q só estavam a desgastar os cofres americanos,agravar vida dos mesmos,cidades falidas etc no interesse de quem?
  • Anónimo
    04 jan, 2019 23:17
    Não internem este tipo que não é preciso...

Destaques V+