Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Fora

"O ano de todos os perigos, mas também de oportunidades"

04 jan, 2019 - 15:23 • Miguel Coelho

Na primeira edição de 2019, os comentadores Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez antecipam o que pode trazer o novo ano.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 04/01/2019

Em clima pré-eleitoral, vai ou não agravar-se a tensão social em Portugal? E as legislativas, serão favas contadas para António Costa? Talvez não, avisam Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici.

Os dois jornalistas anteveem também um ano marcado pelos processos judiciais pendentes, como o caso Sócrates ou o processo do Grupo Espírito Santo.

No plano europeu, Olivier e Begoña temem um avanço dos extremismos nas eleições para o Parlamento Europeu e os efeitos do Brexit, mas pode haver igualmente lugar para um reforço do espírito europeu.

França e Espanha, os países dos dois correspondentes em Portugal, são casos onde a incerteza é grande: no país vizinho, com o crescimento da extrema-direita e o caso da Catalunha e, em França, com as sementes da revolta social deixadas pelos coletes amarelos.

Será um ano “levado da breca?” – a questão fica para o habitual “Índice de Tugalidade”.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+