Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Netflix elimina episódio a pedido da Arábia Saudita

02 jan, 2019 - 10:50 • Redação

Trata-se de um episódio de um programa de comédia no qual surgiam críticas à Arábia Saudita.

A+ / A-

A Netflix eliminou um episódio do programa de humor “Patriot Act with Hasan Minhaj” ("Agir como um patriota"), que se focava na Arábia Saudita.

De acordo com o “Financial Times”, as autoridades sauditas terão pedido para o programa ser retirado, argumentando que violaria uma lei contra o cibercrime.

Neste episódio, Hasan Minhaj - um humorista americano de origem muçulmana e ascendência indiana - tece críticas à Arábia Saudita a propósito do assassinato do jornalista norte-americano Jamal Kashoggi e da campanha militar liderada pelos sauditas no Iémen.

Segundo o “Financial Times”, a Netflix defendeu a sua decisão alegando que só eliminou “este episódio na Arábia Saudita depois de termos recebido uma solicitação legal válida e para poder cumprir a lei local".

O episódio ainda está disponível noutros países. Na Arábia Saudita, pode ser encontrado no YouTube.

As reações a esta decisão já começaram a surgir, em especial nas redes sociais. Karen Attiah, editora de Khashoggi no Washington Post, publicou um tweet em que considera a medida da Netflix era "bastante revoltante".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+