Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Balanço de 2018. Polícia Marítima salvou 660 migrantes na Grécia

02 jan, 2019 - 06:42 • Redação

Migrantes tentavam entrar na Europa por via marítima, fazendo a travessia entre a costa da Turquia e da Grécia.

A+ / A-

A Polícia Marítima portuguesa resgatou 660 migrantes do Mar Egeu, em 2018. Eram migrantes de diferentes nacionalidades que arriscaram a entrada na Europa por via marítima, numa travessia entre a costa da Turquia e a Grécia, diz o comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

Ao longo do ano foram realizadas 340 ações de patrulha no mar, totalizando mais de duas mil horas de navegação.

A equipa da Polícia Marítima encontra-se em missão na ilha grega de Lesbos, integrada na operação Poseidon, sob égide da agência europeia Frontex e em apoio à guarda-costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

O balanço provisório do ano feito pela Frontex aponta para que o número de entradas ilegais na União Europeia seja o mais baixo desde 2014.

Nos primeiros 11 meses de 2018, o número de entradas ilegais no espaço comunitário diminuiu 30% em relação a 2017, para cerca de 138 mil.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 113 mil migrantes e refugiados entraram na Europa pelo mar até 19 de dezembro de 2018. Apesar de ser o quinto ano consecutivo em que a chegada de migrantes ultrapassa a barreira dos 100 mil, este é o número mais baixo dos últimos três anos.

A menor pressão migratória no Mediterrâneo central é a principal justificação para a queda dos números.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+