Tempo
|
A+ / A-

França. Segurança reforçada para a noite da passagem de ano

31 dez, 2018 - 07:13 • Redação com Lusa

A ameaça terrorista e o movimento dos "coletes amarelos", que está a organizar uma concentração nos Campos Elísios, motivam a presença de mais meios da rua.

A+ / A-

Mais de 147 mil agentes das forças de segurança francesas estão destacados para garantir a ordem durante as comemorações da passagem de ano, devido aos “movimentos reivindicativos na via pública” e à “ameaça terrorista”.

“Com efeito, a celebração do novo ano de 2019 inscreve-se num contexto de ameaça terrorista que continua elevada e em movimentos reivindicativos na via pública”, escreveu o Ministro do Interior num comunicado divulgado na rede social Twitter.

Depois de um sábado de protestos dos “coletes amarelos” em que o executivo contabilizou 12.000 manifestantes, contra os 38.600 registados na semana passada e os 66.000 na anterior, o grupo organiza-se agora através das redes sociais para fazer novas reivindicações na noite de segunda-feira.

Além das propostas de bloqueios em rotundas e estradas destaca-se também uma concentração a realizar nos Campos Elísios, ideia que o governo parece disposto a cortar pela raiz.

As autoridades locais estabeleceram dois perímetros de proteção para assegurar os lugares de maior afluência, seguindo as diretivas de reforço a segurança interna e da luta contra o terrorismo. E este será o caso dos Campos Elísios, acrescenta a nota do ministério.

Menos de um mês depois do atentado no mercado de Estrasburgo, entre as medidas antiterroristas conta-se a cobertura de todo o território com o dispositivo de vigilância antiterrorista Vigipirate, que dará prioridade à segurança em grandes espaços comerciais, lugares de reunião e infraestruturas de transportes públicos.

Nas estradas, o ministro indicou que se realizarão operações para dissuadir os cidadãos de conduzirem sob o efeito do álcool e/ou estupefacientes e prevenir os comportamentos perigosos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+