Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congoleses escolhem substituto de Joseph Kabila

30 dez, 2018 - 10:45 • Redação

O atual Presidente da República Democrática do Congo está impedido de se recandidatar.

A+ / A-

Cerca de 40 milhões de eleitores vão escolher o sucessor do Presidente Joseph Kabila, nas eleições da República Democrática do Congo. O atual Presidente não se recandidata, impedido pela Constituição de concorrer a um terceiro mandato.

Este ato eleitoral acontece dois anos depois da data inicialmente prevista, e acordada após mediação dos bispos católicos, e depois de vários conflitos e epidemias que atingiram o país.

Estão no terreno cerca de 270 mil observadores nacionais e internacionais, mas o Governo da República Democrática do Congo vetou a presença de algumas missões, incluindo da União Europeia e da Fundação Carter, o que levou a oposição a suspeitar da existência de fraude.

O Governo adiou ainda o escrutínio em três regiões conotadas com a oposição, nomeadamente em Beni, Butembo e Yumbi. A razão invocada tem a ver com riscos para a saúde pública, devido à epidemia de Ébola, mas a oposição teme que o adiamento seja seletivo e pelo menos em Beni a população organizou-se para votar à mesma. O escrutínio tem sido marcado também por dificuldades técnicas, com avarias nas máquinas de voto eletrónico e chuvas torrenciais em vários pontos do país.

O Ministério português dos Negócios Estrangeiros está a acompanhar a situação, e aconselha prudência, mantendo contacto permanente com a comunidade portuguesa residente naquele país.

São cerca de 700 portugueses que vivem na República Democrática do Congo, a esmagadora maioria na capital, Kinshasa.

[Notícia atualizada às 14h02]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+