Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vão chegar novas matrículas de automóvel em 2019

30 dez, 2018 - 16:00

A fórmula a adotar será “AA-01-AA”, o que permitirá atribuir cerca de 28 milhões de matrículas, sendo que vão passar a ser utilizadas as letras Y, K e W.

A+ / A-

Veja também:


A passagem à nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, está prevista para o final de 2019.

De acordo com o Instituto da Mobilidades Terrestre (IMT) faltavam, no início de Dezembro, sensivelmente 500 mil matriculas para a entrada da nova série, que será constituída por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos, mantendo-se a separação entre si por traços.

A fórmula será “AA-01-AA”, o que permitirá atribuir cerca de 28 milhões de matrículas, sendo que vão passar a ser utilizadas as letras Y, K e W.

Atualmente, o número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, separados entre si por traços: 01-AA-01

A primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e, até 29 de fevereiro de 1992, foi usado o modelo “AA-00-00”. A partir de 1 de março de 1992 foi usado o modelo “00-00-AA”.

Depois desse, começou a utilizar-se a série “00-AA-00”, que permanece até hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    02 jan, 2019 Vila 20:15
    Eu também concordo! E digo mais, as matrículas deveriam, para além do distrito e do nome do proprietário, dizer o nome da rua e o número da porta!! Por exemplo; PRT-PINTO-CEDOFEITA-69
  • Rui Queiroga
    02 jan, 2019 Apúlia 11:34
    BOM DIA SOBRE AS MATRICULAS SOU DA OPNIAO DA SEGUINTE FORMA ex; distrito.nome propretario,ou data de nascimento,outros numeros simblo de inspeçao (nada de autoculantes no vidro ex BRG-RQ-001 ex BRG-AA- 001 bom dia.
  • Alves
    30 dez, 2018 Rio Maior 18:45
    Esta fotografia é o exemplo claro do modo como se conduz em Portugal. Reparem no pormenor do camião vermelho!! Está na faixa da esquerda, portanto a uma velocidade superior à dos veículos ligeiros de passageiros, e colado à traseira do veículo de segue à sua frente!! Camionistas como este deveriam ser metidos na cadeia pois são potenciais assassinos!! Onde anda a GNR?? Provavelmente está algures numa rutunda a fiscalizar os doces de Natal!!

Destaques V+