Tempo
|
A+ / A-

A questão de Olivença hoje: espanhóis multam embarcações de Portugal no Alqueva

28 dez, 2018 - 10:17 • Redação, com Rosário Silva, em Évora

Os operadores turísticos queixam-se deste tratamento a que as embarcações espanholas não são sujeitas do lado português.

A+ / A-
Reportagem de Rosário Silva no Alqueva

As autoridades espanholas perseguem e multam as embarcações turísticas portuguesas que naveguem na albufeira do Alqueva do lado que os espanhóis consideram seu, frente a Olivença.

Os operadores turísticos queixam-se deste tratamento a que as embarcações espanholas não são sujeitas do lado português.

Na origem do comportamento espanhol está a velha disputa por Olivença, por resolver há 200 anos e, na navegação no maior lago artificial da Europa, a atenção de Espanha centra-se particularmente num troço com 40 quilómetros, entre o rio Caia e a ribeira de Cuncos, que delimita uma secção da fronteira.

Os operadores turísticos dizem que não há razão para manter esta tensão surda numa Europa sem fronteiras e apontam o facto de nenhuma autoridade - de um lado ou do outro - admita oficialmente a existência deste tipo de problema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Sousa
    30 dez, 2018 Praia da Vitória 22:44
    De Espanha nem o vento...
  • José Cruz Pinto
    28 dez, 2018 Ílhavo 12:49
    E depois há uns papalvos, e mesmo altas autoridades do Estado Português que não sabem dar-se ao respeito, que ficam muito inchados (em vez de se entirem insultados) quando vem um rei espanhol de meia tijela discursar no nosso Parlamento, e dizer que tem Portugal no seu coração, ao mesmo tempo que põe a mão esquerda no seu peito do lado direito (ora vão lá rever as imagens!). Além de falso, é canhoto e tem o coração no lado errado !

Destaques V+