Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lázaro Oliveira

"Pilar no Braga", Dyego Sousa tem "condições para dar o salto" para o Sporting

26 dez, 2018 - 12:45 • José Pedro Pinto

Leões estão no terreno em busca de condições financeiras para contratar o melhor marcador do campeonato. Lázaro Oliveira orientou Dyego Sousa no Portimonense e, em Bola Branca, garante preparação emocional do brasileiro para eventual ingresso em Alvalade.

A+ / A-

Dyego Sousa poderá ser uma peça importante no ataque do Sporting, pelas qualidades técnicas e humanas que detém mas sempre e quando Marcel Keizer assumir uma mudança tática que permita o convívio do brasileiro com o Bas Dost. Pelo menos é o que sustenta quem bem conhece o jogador.

De acordo com o diário desportivo A Bola desta quinta-feira, os leões estão a estudar a eventual contratação do melhor marcador da Primeira Liga (11 golos), de 29 anos. O esforço financeiro, devido à valorização do goleador, será o principal entrave ao sucesso da investida verde e branca.

Para Lázaro Oliveira, ninguém pode duvidar do sustento do perfil construído pelo próprio Dyego Sousa para a chegada a um "grande" do futebol português. Mas uma coisa é chegar e outra totalmente distinta é a afirmação. E nessa matéria, terá Keizer a palavra decisiva.

"O Dyego sousa acaba por ser uma das grandes figuras do campeonato, é um jogador que tem confirmado tudo o que se esperava dele. Neste momento, o Dyego Sousa é um dos pilares da equipa do Braga, por isso é um jogador com condições para dar o salto para uma equipa grande.

"E com condições para chegar ao Sporting e conseguir convencer Marcel Keizer mudar o sistema tático que tem apresentado, juntando-se na frente a Bas Dost? Depende das ideias de jogo do treinador do Sporting. Penso que até ao momento não tem passado por jogar com dois avançados, mas se realmente Dyego Sousa fizer parte do plantel do Sporting, é um jogador com condições para ajudar a equipa do Sporting. Jogando neste modelo da equipa do Sporting, dificilmente alguém fará sombra a Bas Dost, ou alguém tirará o lugar de Bas Dost", salienta, em entrevista a Bola Branca.

Lázaro Oliveira orientou Dyego Sousa no Portimonense, em 2013/14, época imediatamente anterior à transição para a Primeira Liga, para representar o Marítimo. De salto em salto, chegou a hora do "trampolim". E se o negócio se confirmar, o "canarinho" terá de lidar com um dilema: sair de Braga, onde é "cabeça de cartaz" na equipa de Abel Ferreira e aventurar-se no desconhecido? Ou dar esse salto de fé e esperar que em Alvalade se mude a forma de jogar?

"É evidente que o Dyego tem sido o grande destaque na equipa do Braga, está bem inserido, é um jogador que tem sido determinante, e tem marcado bem a sua posição. E poderá ir para outro contexto em que as oportunidades poderão não ser tantas, mas trata-se de um clube grande e é uma oportunidade que dificilmente poderá passar outra vez na mesma porta. Ou seja, aparecendo esta oportunidade de Dyego Sousa poder jogar num clube grande, acho que ele não a desperdiçará", prevê o técnico angolano, de 51 anos.

Um Dyego Sousa acima da média no Algarve e a base emocional reforçada para a realidade de um "grande"

Em 2013/14, sob o comando de Lázaro Oliveira, Dyego Sousa apontou sete golos em 41 jogos. Desde logo, evidenciava ser um jogador acima da média.

"Já na altura era um jogador com grande capacidade física, um jogador tecnicamente evoluído, e um jogador que naquele contexto do Portimonense foi determinante na altura, fez uma excelente época e acabou também por fazer muitos golos", recorda Lázaro Oliveira que, do ponto de vista emocional e humano, recorda uma conversa com Leonel Pontes, no verão de 2014, para assegurar que o avançado tem capacidade para lidar com os holofotes de chegar ao topo do futebol português.

"Ao nível de relacionamento com os colegas, era um rapaz de bom trato, era bom profissional. Destacava-se sobretudo no balneário pelas suas qualidades humanas, todos os jogadores gostavam dele. Lembro-me da sua ida para o Marítimo, o treinador na altura do Marítimo, o Leonel Pontes, acabou por me consultar-me para saber até da sua situação, se teria condições para jogar numa equipa de I Liga, na altura do Marítimo, uma equipa com aspirações. Eu disse-lhe que tinha qualidades técnicas e humanas e que bem inserido poderia ajudar o Marítimo e foi isso que aconteceu. Acabou por fazer uma excelente época no Marítimo, depois acabou por dar o grande salto da sua carreira atualmente para o Braga e está a confirmar atualmente as suas faculdades", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+