Tempo
|
A+ / A-

Portos de Itália fechados a navio com 300 migrantes

22 dez, 2018 - 18:04 • Lusa

“A minha resposta é clara: os portos italianos estão fechados!”, escreveu no Twitter o líder do partido nacionalista Liga e ministro do Interior italiano, Matteo Salvini.

A+ / A-

Os portos de Itália estão fechados para os mais de 300 migrantes resgatados do mar Mediterrâneo pela organização não-governamental Proactiva Open Arms, afirmou este sábado o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, depois de Malta ter recusado acolhê-los.

“A minha resposta é clara: os portos italianos estão fechados!”, escreveu no Twitter o ministro, líder do partido nacionalista Liga.

Salvini precisou que o pedido de desembarque feito pela ONG foi entregue depois de Malta ter recusado receber os 300 homens, mulheres e crianças a bordo.

A Open Arms resgatou 313 pessoas do mar na sexta-feira à noite ao largo da Líbia.

Dois deles, uma mulher e o seu bebé recém-nascido, foram retirados do navio por um helicóptero da guarda-costeira de Malta para receberem assistência médica.

“Estamos com 311 pessoas a bordo, sem porto onde aportar e a necessitar de provisões”, escreveu a ONG também no Twitter.

A Open Arms colocou um vídeo na rede social para mostrar que os migrantes foram socorridos para os salvar “de uma morte certa no mar”: “Se pudessem sentir o frio, seria mais fácil compreenderem a urgência. Nenhum porto onde desembarcar e a recusa em nos dar alimentos. Isto não é Natal”.

Uma outra ONG, a Sea Watch, anunciou ter socorrido 33 migrantes do mar e lançou um apelo para os desembarcar num porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    23 dez, 2018 22:24
    O estado italiano é um estado fascista.

Destaques V+