Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​E-toupeira. “Não poderão aparecer sanções desportivas para o Benfica"

21 dez, 2018 - 19:12 • Pedro Azevedo

Tiago Machado, especialista em direito desportivo, considera que eventuais castigos no âmbito desportivo estariam em contradição com uma decisão emanada de um órgão judicial, depois da decisão da decisão instrutória do processo e-toupeira

A+ / A-

O Benfica não poderá sofrer qualquer tipo de punição na esfera desportiva. É o que diz Tiago Machado, especialista em direito desportivo, a Bola Branca depois de ter sido conhecida a decisão instrutória do processo e-toupeira.

“Tendo em conta que houve um despacho de não pronúncia, fica posta de parte qualquer consequência quer do ponto de vista judicial quer desportivo. Ao que sei, a disciplina desportiva estaria a aguardar o desfecho desta decisão judicial para depois poder atuar. E se o próprio Tribunal Judicial entende que há não pronúncia, evidentemente que as sanções desportivas não poderão aparecer porque isso seria estar em contradição com uma decisão emanada de um órgão judicial”, explica.

Numa análise ao teor da decisão instrutória, Tiago Machado considera que a juíza de instrução criminal que proferiu o despacho, “entendeu que não é possível considerar que todos os atos praticados por um dos arguidos, nomeadamente o Dr. Paulo Gonçalves, o ligavam umbilicalmente à SAD do Benfica. Ou seja, entendeu que as ações de Paulo Gonçalves não foram praticadas em nome da SAD do Benfica. E sendo assim, o despacho a proferir foi de não pronúncia”, conclui.

O Benfica não vai a julgamento no processo e-toupeira. A SAD encarnada foi ilibada de todos os crimes. Para além da Benfica SAD, o funcionário judicial Júlio Loureiro também não vai a julgamento. Já o ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e o funcionário José Augusto Silva vão a julgamento, decidiu Ana Peres, juíza do Tribunal de Instrução Criminal, de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    21 dez, 2018 Lisboa 23:30
    É FALSO!!! O Paulo Gonçalves é representante do SLB. É um agente desportivo. Se está acusado de corrupção e vai a julgamento, as instancias desportivas têm que dar "corda aos pés" e levantar o repectivo anafado nalgueiro do trono e ir atrás da questão.

Destaques V+