Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inaugurado centro de acolhimento para refugiados em S. João da Talha

19 dez, 2018 - 21:29 • Filomena Barros, com redação

Primeiro-ministro afirma que em matéria de refugiados tem havido consenso político e Portugal tem dito e feito o que defende na Europa.

A+ / A-
F BARROS - refugiados D19

O terceiro centro de acolhimento do Conselho Português para os Refugiados (CPR) foi inaugurado esta quarta-feira. Fica em São João da Talha, no concelho Loures, e vai receber os primeiros refugiados em meados de janeiro.

Teresa Tito de Morais, do Conselho Português para os Refugiados, explicou o centro de São João da Talha “será vocacionado para a reinstalação” temporária de pessoas, que depois irão viver para outros pontos de Portugal.

“O Governo assumiu uma quota de 1010 reinstalados e o CPR quer cumprir a sua missão de poder acolhê-los numa fase transitória aqui, antes de se deslocarem para outros pontos do país”.

Os primeiros refugiados devem chegar em meados de janeiro e o centro poderá receber até 77 pessoas.

A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro. António Costa lembrou que em matéria de refugiados tem havido consenso político e Portugal tem dito e feito o que defende na Europa.

Portugal tem nesta altura mais de 1100 pedidos de asilo, um número que continua a aumentar em cada ano que passa.

Hakman, refugiado do Irão, está em Portugal com a família, tem duas filhas e ainda está desempregado. Diz que gosta das pessoas, do clima e da importância que se dá à família.

“As pessoas são muitas boas, o clima também. Acho que a cultura e as pessoas de Portugal são muito parecidas com os iranianos. Por exemplo, na forma como gostam da família”, afirma o refugiado iraniano à procura de um futuro melhor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+