Tempo
|
A+ / A-

Estado gastou quase 17 mil milhões com os bancos desde 2008

19 dez, 2018 - 18:04 • Sandra Afonso

Nos últimos nove anos, a despesa pública com o sector financeiro chegou aos 16.750 milhões de euros. É o que avança o Tribunal de Contas, no relatório sobre a Conta Geral do Estado.

A+ / A-

Desde a crise, o Estado já gastou com os bancos quase 17 mil milhões de euros. É praticamente o dobro do que vai transferir no próximo ano para o Serviço Nacional de saúde.

É o que avança o Tribunal de Contas, no relatório sobre a Conta Geral do Estado de 2017. Nos últimos nove anos, entre 2008 e 2017, a despesa pública com o sector financeiro chegou aos 16.750 milhões de euros.

Só no último ano, a factura do Estado rondou os 2.140 milhões, dinheiro gasto no aumento de capital da Caixa Geral de Depósitos, créditos, empréstimos e garantias para o BES, e sociedades-veículo do BPN e Banif.

A despesa com a nacionalização do BPN subiu 12% no ano passado e já ultrapassa os 4 mil milhões, acima da injeção de capital colocada na Caixa Geral de Depósitos, em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Cruz Pinto
    21 dez, 2018 Ílhavo 10:55
    E até o cartaz terá sido pago com dinheiro roubado !
  • José Cruz Pinto
    20 dez, 2018 ILHAVO 04:37
    Bem retrata o cartaz o lema dos ladrões da banca - não se poupam (em absolutamente nada) por quem poupa. Pelo contrário, roubam, escondem e gastam tudo o que encontram, para que nada fique, idealmente nem sequer o rastro do que fizeram. E querem depois o prémio de figurar como beneméritos e expoentes máximos de relevância, estatuto e utilidade pública.

Destaques V+