Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Procuradoria de Washington DC põe Facebook em tribunal por causa da Cambridge Analytica

19 dez, 2018 - 17:14

Ação judicial marca o primeiro passo dos reguladores dos EUA para punir a empresa de Zuckerberg por violar a privacidade dos utilizadores.

A+ / A-

O procurador-geral de Washington DC abriu esta quarta-feira um processo judicial contra o Facebook. Em causa está o facto de a empresa cibernética ter permitido que a empresa de consultoria Cambridge Analytica acedesse aos nomes, 'gostos' e outros dados privados de dezenas de milhares de utilizadores da rede social sem a sua autorização.

A ação judicial interposta por Karl Racine foi confirmada ao jornal "Washington Post" por duas pessoas familiarizadas com o processo e marca o primeiro grande esforço dos reguladores dos Estados Unidos para penalizar a gigante tecnológica pela violação da privacidade dos seus utilizadores.

O mesmo jornal avança que o processo judicial augura outras punições ao Facebook, à medida que outros estados e que as autoridades federais continuam a investigar um dos grandes escândalos online de 2018.

O Facebook ainda não reagiu à notícia, que surge a par de outras revelações sobre violações dos direitos dos seus utilizadores. Na sexta-feira passada, por exemplo, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu que várias aplicações tiveram acesso a fotografias privadas de milhares dos seus utilizadores sem permissão por causa de um erro informático.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    19 dez, 2018 USA 21:33
    Zuckerberg é um típico capitalista predador; não quer assumir nenhuma responsabilidade enquanto enganando o povo. Contanto que a sua carteira esteja cheia, está tudo bem. Aliás, "he's laughing all the way to the bank."
  • Anónimo
    19 dez, 2018 17:32
    Zuckerberg na prisão já!

Destaques V+