Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. Cáritas de Coimbra fecha processo de entrega das casas reconstruídas

18 dez, 2018 - 12:00 • Teresa Paula Costa

Em 18 meses, a Cáritas diocesana reconstruiu 17 casas e adquiriu duas para substituir as que não podiam ser recuperadas, gastando 1,6 milhões de euros.

A+ / A-

Uma ano e meio depois do incêndio de Pedrógão Grande, a Cáritas de Coimbra concluiu o processo de entrega das casas reconstruídas às vítimas do incêndio.

Em 18 meses, a instituição reconstruiu 17 casas e adquiriu duas para substituir as que não podiam ser recuperadas, gastando 1,6 milhões de euros.

Esta terça-feira, dia em que o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, foi conhecer algumas das novas habitações e os seus moradores, marca o final de uma etapa. Segundo o presidente da Cáritas de Coimbra, padre Luís Costa, “todas as casas estão reconstruídas e habitadas”, partindo-se agora para a etapa do “acompanhamento”, o que significa proceder aos ajustes que sejam solicitados pelos habitantes e “proceder à legalização das casas”. Por outro lado, “é preciso que as pessoas voltem à sua vida e que tenham o seu ritmo de vida normal”.

Há um ano, Alzira Quevedo, 77 anos, passava o Natal na casa de amigos, porque o incêndio tinha dizimado a sua casa e todos os seus pertences. Este ano, será diferente. Com emoção, a septuagenária relata aos jornalistas que foi graças aos voluntários da Cáritas, que apelida de “almas carinhosas”, que foi possível refazer a sua casa. "Estou bem”, partilha.

Alzira Quevedo mora com o marido, Álvaro Santos, em Barraca da Boavista, uma povoação dafreguesia de Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande, ao lado da estrada nacional 236-1, a “estrada da morte”.

A expressão traz memórias traumatizantes a todos os que passaram pela experiência, o que leva D. Virgílio Antunes a reconhecer que “continua a haver dificuldades porque as memórias permanecem."

"Encontramos as pessoas muito mais abertas e tranquilas, a viver uma paz interior muito diferente da que viveram no período dos incêndios", aponta o prelado.

Ao final da tarde desta terça-feira, D. Virgílio Antunes celebra a Eucaristia em Pedrógão Grande, jantando, depois, com as vítimas dos incêndios, a quem vai deixar uma mensagem de “incentivo a olhar o futuro com esperança e otimismo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+