Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Centeno anuncia subida de 3,5% nas remunerações do Estado

19 dez, 2018 - 12:30

Ministro das Finanças alerta ainda para a necessidade de fazer escolhas responsáveis.

A+ / A-

O ministro das Finanças garante que, em 2019, “a remuneração média na administração pública crescerá perto de 3,7%”.

“As progressões na carreira serão uma realidade em dois anos consecutivos, pela primeira vez em mais de uma década: dois anos consecutivos de normalidade na progressão das carreiras”, disse Mário Centeno, no Parlamento, onde está a ser ouvido na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social.

O ministro adiantou ainda que “os trabalhadores com salários mais baixos beneficiarão de uma valorização adicional, repondo um diferencial para com o salário mínimo nacional que se havia perdido nos últimos anos”.

Apesar dos anúncios de aumentos e recuperação de rendimentos, o ministro das Finanças deixou ainda uma mensagem de responsabilidade nas escolhas, lembrando que “a administração pública consome cerca de 40% do Produto Interno Bruto em emprego, organização e produção de serviço de bens”.

“É necessário ter consciência desta expressão orçamental, não para afirmar que a administração pública custa muito, mas para melhor se compreender todo o vasto leque de investimentos que os serviços públicos representam e que têm necessariamente que ser compatibilizados com todas as necessidades que o Orçamento de Estado deve abordar”, disse.

“Muito tem sido feito por este Governo, muito haverá ainda a fazer. Todos nós temos a responsabilidade de refletir e de fazer as escolhas que nos garante um futuro melhor na administração pública, escolhas que não nos façam voltar atrás, escolhas que compatibilizem direitos e investimentos, o presente e o futuro”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+