Tempo
|
A+ / A-

Acordo nas pescas. “Trocávamos o carapau pelo tamboril”

19 dez, 2018 - 10:55

É a reação da Associação dos Armadores de Pesca Industrial ao acordo conseguido nas últimas horas em Bruxelas para as quotas para a frota nacional.

A+ / A-

Bom, mas insuficiente para algumas espécies. É assim que a Associação dos Armadores de Pesca Industrial classifica o aumento das quotas de pesca para 2019.

“As notícias são boas, não são eufóricas. Não há dúvida de que aqui há um crescimento muito grande em termos de valores absolutos”, começa por dizer Pedro Jorge, representante dos armadores.

As reticências prendem-se, sobretudo, “com o carapau. Já tínhamos uma quota significativa – cerca de 40 mil toneladas, que passou para perto das 70 mil, só que as 40 mil que tínhamos em 2018 já não eram aproveitadas na totalidade”, explica.

“Trocávamos este crescimento no carapau por outras espécies, como o areeiro, o tamboril, onde tem havido crescimentos, mas ainda não é suficiente”, conclui.

O Conselho de Ministros das Pescas aprovou, esta quarta-feira de manhã (e depois de uma maratona negocial) um aumento de 24% nos totais de captura para a frota nacional.

Tal significa que, no próximo ano, os pescadores poderão capturar um valor recorde de 131 mil toneladas. "É um novo máximo histórico", afirmou a ministra do Mar em Bruxelas.

Pouco satisfeita está a Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca (PONG-Pesca), para quem o novo acordo compromete o fim da sobrepesca em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+