Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Anfíbio que enterra a cabeça na areia batizado “donaldtrumpi”

19 dez, 2018 - 08:00

O direito a escolher o nome do animal agora descoberto foi "vendido" em leilão. O vencedor inspirou-se no Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

Um anfíbio cego, recentemente descoberto pelos cientistas, vai ser chamado "Dermophis donaldtrumpi", uma referência ao Presidente norte-americano que teima em negar as alterações climáticas.

Trata-se de uma cecília (ou cobra-cega) e o direito a atribuir-lhe um nome foi leiloado para angariar dinheiro para a Rainforest Trust, uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo a proteção das espécies e ecossistemas em perigo.

O nome foi escolhido pelo chefe da EnviroBuild, uma empresa de materiais sustentáveis, que pagou mais de 22 mil euros no leilão.

A pequena criatura, com cerca de dez centímetros e sem pernas, foi encontrada no Panamá e, de acordo com Aidan Bell, da EnviroBuild, a sua capacidade de enterrar a cabeça na terra combina com a abordagem de Donald Trump ao aquecimento global.

“É o nome perfeito”, diz Aidan Bell. “Cecília vem do latim cecus, que significa cego, o que reflete perfeitamente a visão estratégica que o Presidente Donald Trump tem constantemente demonstrado em relação às alterações climáticas”.

Este anfíbio brilhante é particular suscetível aos impactos do aquecimento global e está, por isso, em risco de extinção, adianta a Rainforest Trust.

Esta não é a primeira vez que o nome e a imagem de Donald Trump são associados ao mundo animal. O cabelo característico do Presidente norte-americano já levou a comparações com uma lagarta peluda venenosa e com um faisão com plumas douradas. Em 2017, uma mariposa-de-coroa-amarela foi também chamada "Neopala donaldtrumpi".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    19 dez, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 11:05
    ... estas notícias não vejo na RR ... é o "politicamente correcto" ... É verdade que a economia dos EUA nunca esteve tão bem, como diz Trump? ( https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45919430)

Destaques V+