Tempo
|
A+ / A-

Caso Glock. Detidas nove pessoas e duas são polícias

19 dez, 2018 - 07:19 • Celso Paiva Sol com Redação

Cerca de 150 polícias fizeram 19 buscas de Norte a Sul do país.

A+ / A-

Passou a nove o número de detidos na operação “Ferrocianeto”, da PSP e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito do roubo das pistolas Glock, em janeiro de 2017.

Desde manhã cedo que 150 agentes da PSP realizam buscas de Norte a Sul do país. Mandados de detenção, tinham apenas três, que foram logo concretizados.

Os três detidos estão indiciados pelos crimes de tráfico de armas, peculato e associação criminosa.

Dois são agentes da PSP – os polícias que, à data do roubo das pistolas Glock, eram responsáveis pelo armeiro da Direção Nacional da PSP.

Ambos começaram por ser alvo de um inquérito disciplinar interno ainda no início de 2017, inquérito interno que foi entretanto suspenso, até que houvesse resultados da investigação criminal.

Não estavam suspensos de funções, mas sim colocados em funções administrativas no Comando Metropolitano de Lisboa.

O terceiro detido é um civil, suspeito de pertencer ao grupo que comercializava as armas roubadas.

A estes três suspeitos, a investigação junta uma outra pessoa, que é um dos detidos pela Judiciária na segunda-feira, por alegado envolvimento no furto das armas de Tancos.

São inquéritos diferentes, autónomos (Glock e Tancos), mas a verdade é que este suspeito em concreto consta das duas investigações por envolvimento em tráfico de armas.

Seis detidos durante as buscas

São 19 as buscas que decorrem pelo país, entre Vila Nova de Gaia e Albufeira, passando por Abrantes, Mafra, Sintra, Cascais, Oeiras e Almada. Quinze foram domiciliárias e quatro não domiciliárias, informa a nota do Ministério Público enviada à Renascença.

No decurso das diligências, foram efetuadas seis detenções, além das três correspondentes aos mandados de captura. Quatro delas estão relacionadas com o presente inquérito.

Os outros dois suspeitos não estão relacionados com esta investigação e foram detidos por posse de objetos proibidos.

A probabilidade de haver mais detidos além dos três relativos aos mandados já tinha sido avançada pela Renascença. Bastava que, durante as buscas, houvesse flagrantes delitos com armas ou droga.

A descoberta do desaparecimento das armas foi feita em janeiro de 2017. De acordo com a PSP, faltavam 57 pistolas Glock – as armas usadas pelas forças de segurança.

Até ao momento, em resultado de diversas operações, já aparecerem oito destas pistolas: quatro em Portugal e outras tantas em Espanha.

O inquérito é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e está a cargo da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano de Lisboa, apoiada pela Unidade Especial de Polícia, Comando Metropolitano do Porto e Comando Distrital de Faro.


[Notícia atualizada às 12h54, com detalhes do comunicado do Ministério Público]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+