Tempo
|
A+ / A-

INEM. Marcelo diz que Estado falhou caso se confirmem erros apontados

18 dez, 2018 - 14:20

Presidente assistiu ao funeral da enfermeira que morreu na queda do helicóptero, em Paredes. Às 19h00, as equipas das 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação homenageiam as vítimas do acidente.

A+ / A-

O Presidente da República considera que, caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero do INEM, em Valongo, "o Estado falhou".

"Aquilo que consta no relatório preliminar [da Proteção Civil] são quatro falhas: duas da NAV [Navegação Aérea de Portugal] e duas do 112. É muita falha e muita falha significa que o Estado falhou, se se confirmarem" as conclusões desse relatório, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa esta terça-feira, na Mealhada.

O chefe de Estado salientou, contudo, que espera que não se confirmem as conclusões. É agora necessário "apurar se foi assim e, se foi assim, é preciso responsabilizar e corrigir para as pessoas poderem confiar [nas instituições]", referiu.

O Presidente da República notou ainda que o país retirou lições relativamente aos incêndios de 2017. Porém, "está visto que ainda não retirámos lições quanto a estradas que caem e dificuldades de comunicação como quando há acidentes como estes. Convém retirar lições", salientou.

O relatório preliminar da Proteção Civil sobre a queda do helicóptero do INEM em Valongo, divulgado esta terça-feira, aponta falhas à NAV Portugal, ao 112 e ao Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (Proteção Civil).

"O contacto com o Rescue Cordination Center (RCC), da Força Aérea Portuguesa, para a identificação de um possível acidente com uma aeronave, tanto por parte da NAV Portugal como do CONOR [Centro Operacional do Norte do 112], não foi efetuado com a necessária tempestividade, podendo ter comprometido o tempo de resposta dos meios de busca e salvamento", indica o documento.

Marcelo no funeral da enfermeira que morreu no acidente

O Presidente a República assistiu hoje, em Paredes, às cerimónias fúnebres da enfermeira do INEM que morreu na queda do helicóptero, no sábado, em Valongo.

O chefe do Estado estava acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido.

A queda do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no sábado, em Valongo (distrito do Porto) provocou a morte a quatro pessoas: dois pilotos, um médico e uma enfermeira.

Apesar da chuva intensa e do frio, ao funeral compareceram centenas de pessoas, destacando-se a presença de dezenas de elementos do INEM com as suas roupas de trabalho, das corporações de bombeiros da região e da GNR.

Os elementos do INEM despediram-se da ex-colega com palmas à passagem do cortejo fúnebre em direção ao cemitério de Baltar, onde se realizou o enterro em ambiente de consternação.

Equipas das VMER homenageiam vítimas

As equipas das 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Portugal vão homenagear hoje, às 19h00, as vítimas do acidente do helicóptero em Valongo. A escolha da hora "tem que ver com a hora a que poderá ter ocorrido o acidente", explica a coordenadora do serviço no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Segundo Adelina Pereira, os colegas do médico, enfermeira e pilotos do INEM, vítimas da queda da aeronave na Serra de Santa Justa, pretendem com este gesto “contornar o facto de ser impossível comparecer a todos aos funerais”.

"Um minuto de silêncio após um breve toque de dois ou três segundos da sirene da ambulância, seguido da largada de quatro balões brancos" marcará a homenagem dos colegas dos dois pilotos, do médico e da enfermeira que faleceram no acidente aéreo, descreve a responsável à agência Lusa.

No caso do Hospital Pedro Hispano, a homenagem será feita no heliporto, "onde durante anos o helicóptero que caiu esteve baseado" antes de seguir para Macedo de Cavaleiros.

A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano em Portugal, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    20 dez, 2018 évora 00:34
    Os mais de 500 mortos todos os anos nas estradas Portuguesas , quem falhou ?
  • agostinho couto
    18 dez, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 23:52
    Senhor ,,presidente se e que asume que e ,,realmente ,,presidente ,,,,basta de ,,palavras ,, de ,conciliacoes , de ,,choros ,,bacocos , e preciso e ,,,,accoes ,, trabalho ,,responsabilidades ,,coragem ,,,, se a tem , mostre qua a tem ,, e com rigor , se a nao tem e gosta mais de ,, populismos , palavras lindas ,, beijos selfis festas ,,romarias ,, praias ,,todos teem direito a isso ,,, mas ser ,,Presidente da Republica e ,,diferente ,, tem mais ,responsabilidade , ,,nao lhe basta ser igual ,, tem que ser diferente ,, se nao o assume ou nao consegue ,,so lhe resta uma ,epotese e ,,sair ,,dar lugar a quem souber e tiver , valor ,,responsabilidade para isso ,, para ocupar esse lugar ,,de ,,garande responsabilidade ,, que tem que assumir e acima de tudo ,,respeitar ,,responsabilizar ,,se o nao sabe fazer ,,ou nao consegue ,,,,simplesmente ,,sais ,, ,,desampare a ..loja ,, nao faltara por certo quem faca ,,tambem e ate melhor que o que esta a fazer ,, ,,ja nao e sem tempo ,,,,
  • fanã
    18 dez, 2018 aveiro 18:00
    Visto que o "ESTADO" somos todos nós , a responsabilidade é de todos os Portugueses............................ serve assim ????????
  • Arm
    18 dez, 2018 porto 17:39
    Mas o Estado não tem falhado sempre? E ele, não é o Chefe do Estado? Que fez ele pelo melhor desempenho do Estado? Bastam as selfies e os afectos? Não lhe cabe responsabilidade pelo estado em que está o Estado?
  • 18 dez, 2018 17:27
    Como esteve um dia chuvoso e a tarde começa a ficar fria, estou ao borralho e a ouvir e ler as notícias IMPORTANTES. Diz o Senhor Presidente da República que " espera que as conclusões preliminares não se confirmem " pois a serem verdadeiras demonstram que o ESTADO FALHOU. Senhor Presidente, com muito respeito que tenho pela INSTITUIÇÃO PR, permita-me que diga o seguinte; com a idade que tenho e tendo passado por onde já passei não me lembro de ter assistido a TANTA FALHA do ESTADO como nestes últimos 2 ( DOIS ) anos. INCÊNDIOS com muitas Mortes, ROUBO de armamento MILITAR, DESABAMENTO de ESTRADAS com Mortes, GREVES em todos os setores do Estado e agora ISTO. Não posso deixar de dizer que conhecia uma das Vítimas, mas não só, conheço muitos Elementos ligados ao INEM, BOMBEIROS e muitos que PARASITAM na vida política deste PAÍS. Senhor Presidente, quando Santana Lopes ocupava o lugar de Primeiro Ministro e com MAIORIA na AR, o então Presidente da República, FARTOU-SE e fez o que FEZ, DEMITIU-O. Agora são FALHAS VÁRIAS e GRAVES. Não lhe direi o que FAZER, mas como UTENTE deste PAÍS não tenho FÉ no que vejo. Tenho MEDO, mas medo mesmo muito embora não seja MEDRICAS pois fui militar em Terras Africanas, embora OBRIGADO.Nem nessa altura assisti ao que estou a assistir nesta altura. Quando digo ter medo, digo porque basta ver as VIAS onde circulamos cheias de água e não só. Senhor Presidente, o Senhor sabe tão bem ou melhor que eu o estado em que este PAÍS se encontra.NaotenhaMEDO
  • Silva
    18 dez, 2018 Silves 15:06
    Parece que a RR se sente incomodada pelas verdades que são manifestadas pelos "comentadores". Não publicam alguns comentários. No entanto afinal quem tem razão?? Está aí o homem de gravata preta ou não está?? Dizem eles "o Estado falhou", e eu pergunto afinal quem é o Estado?? Quem falha são as pessoas! Neste caso quem mais falha são o Senhor Primeiro Ministro e o Senhor Presidente da República , porque são os maiores representantes desse tal "Estado". Ou também querem meter ao barulho o podre contribuinte?? Há quanto tempo dura a trapalhada de Tancos? É só um exemplo, que não serve de comparação, mas para salientar que afinal a geringonça tem um preço! Esperemos que a guerra dos enfermeiros (quero dizer, a greve) não resulte em mortes! CONTINUEM ASSIM QUE AINDA VÃO ANDAR DE GRAVATA PRETA MAIS VEZES ATÉ ÁS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

Destaques V+