Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

720 dias e 12,6 milhões. Obras na Ponte 25 de Abril arrancam esta quarta-feira

18 dez, 2018 - 13:47

Os trabalhos vão decorrer em horas de menor fluxo, como o período noturno e em dias não úteis.

A+ / A-

Os trabalhos de conservação na ponte 25 de Abril vão começar esta quarta-feira, dia em será assinalada a consignação da obra ao consórcio composto pela Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas (SMM) e Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas (STAP).

As obras deverão prolongar-se por 720 dias – ou seja, dois anos – e incidir “sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte”, segundo um comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP).

Trata-se, no fundo, de “trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”, de acordo com a mesma empresa.

Todos estas intervenções “serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período noturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária”, garante ainda a IP.

No total, a obra vai custar 12,6 milhões de euros.

Em março, a revista "Visão" noticiou que o Governo tinha recebido um mês antes um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que alertava para a necessidade de “medidas urgentes” de reparação, depois de “terem sido detetadas ‘fissuras’ numa zona estrutural da travessia”.

Na altura, o presidente executivo da IP, António Laranjo, disse que a obra de reparação da Ponte 25 de Abril não era urgente, que se houvesse perigo a infraestrutura “estaria fechada” e indicou que ia ser lançado um concurso de reabilitação.

Servindo atualmente cerca de 300 mil utentes todos os dias, por rodovia e ferrovia, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966, sendo, na altura, a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+