Tempo
|
A+ / A-

Relatório sobre queda do helicóptero do INEM chegará "seguramente" até amanhã

17 dez, 2018 - 16:38 • Pedro Mesquita com redação

Secretário de Estado da Proteção Civil diz que é "impossível" ter havido chamadas de socorro não atendidas.

A+ / A-

Leia também:


O mais tardar amanhã haverá relatório sobre o que aconteceu no passado sábado com um helicóptero do INEM que caiu na zona de Valongo, provocando quatro mortos.

O secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, acredita que já nas próximas horas, possivelmente ainda esta segunda-feira, receberá um documento da Autoridade Nacional de Proteção Civil com a descrição dos procedimentos que precederam o socorro às vítimas.

Isto face a trocas de acusações entre a NAV, a empresa que gere a navegação aérea, e a Proteção Civil, de que houve chamadas de socorro por atender e dado o facto de o helicóptero da Força Aérea responsável pelas buscas da aeronave só ter descolado do Montijo quase duas horas depois do primeiro alerta.

Em declarações à Renascença, Artur Neves sustenta que o cenário de chamadas que terão ficado por atender não aconteceu e que essas acusações só podem configurar uma confusão.

"Os serviços da Proteção Civil estão abertos 24 sobre 24 [horas], com múltiplos operacionais e portanto não existe esse tipo de... dizer que ninguém os atendeu. É impossível, absolutamente impossível, pela maneira como os serviços estão organizados."

Para Artur Neves, "seguramente haverá aqui uma confusão que tem de ser esclarecida e que vai ser esclarecida rapidamente". Esse "procedimento prévio está a ser analisado e, portanto, sobre isso nós rapidamente teremos um relatório sobre o que aconteceu".

Questionado sobre quão rapidamente, o responsável diz que "seguramente" haverá um relatório entre hoje e amanhã.

Sem entrar em tantos detalhes, também o ministro Eduardo Cabrita diz aguardar pelas conclusões do inquérito, por ele próprio determinado, aos mecanismos de alerta e de prestação de socorro.

"Determinei o inquérito quer aos mecanismos de alerta, quer aos mecanismos de prestação de socorro quanto às dúvidas existentes sobre os mecanismos de alerta. Aguardo as respostas do inquérito que foi determinado."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 18 dez, 2018 12:14
    O ministro "nao e comentador? Mas passa a vida a comentar!

Destaques V+